Ana Laura Costa
O último fim de semana de Abril termina com mais uma folga prolongada. Devido ao dia 1º de Maio, Dia do Trabalho, comemorado na próxima segunda-feira (1), a expectativa é de que muitos trabalhadores aproveitem o feriadão para descansar da rotina de trabalho e cair na estrada.
Apesar disso, nesta sexta-feira (28), o trânsito na saída de Belém, mais precisamente na BR-316, se manteve tranquilo desde as primeiras horas do dia e o aumento do fluxo de veículos era esperado a partir de 18h, no chamado horário de pico.
Segundo informações do coordenador de operações do Detran, Ivan Feitosa, o movimento de veículos na saída de Belém ocorreu de forma tranquila, sem registros de acidentes entre o quilômetro um e o quilômetro 18 da BR-316. Pela manhã, o trânsito chegou a ficar mais lento na altura do Entroncamento, onde um caminhão quebrou em cima do elevado Coronel Fontoura.
“O fluxo está tranquilo, normal. Mas o fato da movimentação de veículos na saída da capital não ter sido intensa hoje, não descarta a possibilidade de aumentar amanhã. Então, estamos aguardando esse fluxo intenso a partir deste sábado”, destacou Ivan Feitosa.
Terminal
Já no Terminal Rodoviário de Ananindeua, os agentes de viagem das empresas de ônibus estão na esperança de que a circulação de pessoas aumente a partir deste sábado, isso porque as vendas de passagens estão fracas em comparação ao feriado de Tiradentes. Segundo um dos agentes, que preferiu não se identificar, a procura está baixa e um dos motivos é o final do mês, período em que boa parte das finanças já esgotou.
Para alguns, o feriadão coincidiu com uma data especial. O estudante Raul Martins, 23, morador de Ananindeua, vai passar o feriadão na casa da família, em Capitão Poço. Junto com a namorada Evelyn Ludovina, 18, Raul vai aproveitar os dias de folga para comemorar o aniversário do pai no município. “Compramos as passagens ontem mesmo, vamos aproveitar esses dias de descanso com a minha família e ainda celebrar a vida do meu pai, unir o útil ao agradável”, comentou.