Pryscila Soares
A tradicional Feira do Pescado, edição 2023, foi iniciada ontem (05) e segue até hoje (06), das 08h às 14h, em cinco pontos de venda em Belém e no município de Ananindeua, na região metropolitana. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e tem o objetivo de garantir o pescado na mesa da população durante a Semana Santa. A expectativa da organização é comercializar mais de 30 toneladas de peixes nestes dois dias.
Dentre os pontos de venda estão a Fundação Cultural Tancredo Neves (Centur), em Nazaré, e a Aldeia Cabana, na Pedreira. A novidade deste ano são os pontos na Usipaz do Guamá e do Icuí-Guajará. Além da capital e o município de Ananindeua, a Sedap também apoia a feira do pescado em outros 53 municípios paraenses.
“Houve uma preocupação do Governo do Estado, especialmente do governador Helder Barbalho, de organizar essas alternativas de venda de pescado para a população. Para esses dois dias, teremos em torno de trinta toneladas de pescado. Só na região metropolitana são 13 toneladas. O objetivo é ofertar para a população, neste período da Semana Santa, mais alternativas de aquisição do produto”, informa Orlando Lobato, diretor de Pesca da Sedap.
“A Sedap também está apoiando essa ação em mais 53 municípios do Estado com apoio de logística, equipamentos e testes. O pescado, em sua maioria, é beneficiado. Temos pescada amarela, pescada branca, camarão de vários tamanhos, salmão e o caranguejo, aqui no ponto do Centur”, pontuou Orlando Lobato.
PROCURA
Os consumidores movimentaram o ponto de venda instalado no Centur, ontem de manhã, para assegurar o consumo de vários tipos de peixes ao longo desta semana.
A bacharel em direito Joana Dias, 25, foi ao local acompanhada de familiares e levou bastante peixe para casa. “Fiquei sabendo da feira pela internet. A gente estava pensando em ir ao Ver-o-Peso, mas como aqui fica mais perto, resolvemos vir. Estamos levando pescada e gó. Vai ser um almoço só para a gente mesmo. Todo ano a gente come peixe nesse período”, disse.
Quem também antecipou a compra do pescado foi o economista Paulo Goés, 69, que reside no bairro de Nazaré. “Toda Semana Santa é tradição, família é religiosa, e a gente consome peixe. Estou levando filé de pescada, dourada e camarão. Deve ser um açaízinho com a pescadinha frita e caruru. Vamos almoçar em seis pessoas, filhos, e os outros estarão viajando pelo feriado. É fundamental essa iniciativa porque ajuda o produtor, é uma valorização do nosso produto e ajuda a manter a tradição”.
SERVIÇO
Pontos de venda da Feira do Pescado em Belém e Ananindeua, que ocorre até hoje (06), das 08h às 14h
lFundação Cultural do Estado do Pará (Centur) – avenida Gentil Bittencourt 650, Nazaré – Belém/Pará
lAldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel, Pedro Miranda, bairro da Pedreira
l Secretaria de Estado de Educação – avenida Augusto Montenegro, Km 10, S/N
lUsipaz do Guamá – avenida Bernardo Sayão, próximo ao primeiro portão da Universidade Federal do Pará
l Usipaz Icuí-Guajará- Estrada do Icuí-Guajará, S/N, esquina com a avenida Independência, Ananindeua.
lMarfrios (matriz),na travessa Rômulo Maiorana, 231, bem frente à feira da 25
l Marfrios(filial), na avenida Roberto Camelier, esquina com Caripunas, bairro Jurunas
lKennedy Mariscos e Pescados, na feira da 25.
MUNICÍPIOS COM EVENTOS DE FEIRA DO PESCADO APOIADOS/REALIZADOS PELA SEDAP-PA
1. Abaetetuba
2. Acará
3. Ananindeua
4. Augusto Corrêa
5. Belém
6. Belterra
7. Benevides
8. Breu Branco
9. Cachoeira do Arari
10. Cametá
11. Castanhal
12. Colares
13. Curralinho
14. Curuça
15. Don Eliseu
16. Eldorado
17. Goianésia
18. Gurupá
19. Ipixuna
20. Itaituba
21. Itupiranga
22. Jacundá
23. Mão do Rio
24. Marabá
25. Maracanã
26. Marapanim
27. Marituba
28. Melgaço
29. Muaná
30. Mojuí dos Campos
31. Nova Esperança do Piriá
32. Nova Ipixuna
33. Novo Repartimento
34. Ourém
35. Palestina
36. Paragominas
37. Piçarra
38. Ponta de pedras
39. Portel
40. Santa Isabel
41. Santarém
42. São Caetano
43. São Domingos
44. São Felix do Xingu
45. São Francisco
46. São Geraldo
47. São João
48. Soure
49. Terra Alta
50. Tucumã
51. Ulianopolis
52. Vigia
53. Vitória do Xingu