O município de Vigia, no nordeste paraense, celebra neste domingo (14) a 328ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, considerado o mais antigo do Pará. Neste ano, o tema escolhido foi:
“Com Maria, somos peregrinos de esperança”.
A festa, que antecede em mais de um século o Círio de Belém (que terá este ano sua 233ª edição), reúne milhares de devotos nas ruas históricas da cidade. A grande procissão é o ponto alto da celebração mariana e transforma Vigia em um dos centros mais expressivos da fé católica no estado.
🙏 Um Círio sob o signo da esperança
De acordo com o padre Silvestre Sales, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré em Vigia, o tema deste ano reflete a decisão do Papa Francisco de instituir 2025 como o Ano Santo da Esperança, inspirado na passagem bíblica:
“A esperança não decepciona” (Romanos 5,5).
“Impulsionados por este tempo forte, queremos motivar o povo de Deus a olhar para Maria e, com ela, compreender que somos chamados a ser sinais vivos de esperança”, explica o sacerdote.
📿 Programação intensa em três dias de fé
A programação começou na sexta-feira (12), com a Romaria Rodoviária, após a Santa Missa celebrada às 18h no Santuário Madre de Deus.
No sábado (13), as atividades começaram às 7h com Missa na comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Itapuã), seguida da tradicional Romaria Fluvial pelo Rio Guajará Mirim até o Trapiche Municipal.
Às 10h30, ocorreu a Moto Romaria, também com saída do trapiche. Às 18h, foi celebrada Santa Missa no Santuário Madre de Deus, seguida da Trasladação da imagem de Nossa Senhora até a comunidade de São Sebastião.
🕊️ O grande dia: domingo de Círio
Neste domingo (14), a programação começou às 7h com Santa Missa na Comunidade São Sebastião. Às 8h, teve início o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com Missa solene no Santuário Madre de Deus presidida por Dom Carlos Verzeletti, bispo da Diocese de Castanhal.
O trajeto da procissão segue pelas principais ruas da cidade:
- Rua São Sebastião
- Rua Santana de Medeiros
- Av. Barão de Guajará
- Trav. Vilhena Alves
- Rua de Nazaré
- Trav. Hilário Cardoso
- Rua Professora Noêmia Belém, encerrando na Igreja Matriz.
✝️ Tradição, devoção e identidade
Para o padre Silvestre, o Círio representa a expressão mais profunda da fé do povo de Vigia:
“Em Maria, Cristo nos impele a depositar em Deus a nossa esperança. Nossa Senhora de Nazaré, mãe da esperança, nos impulsiona a olhar para além das dificuldades presentes, confiando na bondade de Deus e na sua promessa de salvação.”