A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) divulgou, nesta quarta-feira (31), no Diário Oficial do Estado (DOE) de n° 35.420, uma Chamada Pública para a seleção de candidatos à concessão de cinco bolsas de pesquisa para o “Projeto Atlas da Sustentabilidade do Estado do Pará”.
Serão concedidas uma bolsa na modalidade de graduação, duas de especialista e mais duas de mestrado, com cada uma tendo duração prevista de 24 meses, com possibilidade de renovação pelo mesmo período.
O fomento de graduação inclui as áreas de letras ou jornalismo (uma vaga), enquanto que os de especialista são destinados para estatística, engenharia de computação, sistema de informação, cientista de dados ou áreas afins (uma vaga) e engenharia de computação, sistemas de informações, cientista de dados ou áreas afins (mais uma vaga).
Já para o mestrado, as bolsas são para profissionais de engenharia ambiental, engenharia florestal, engenharia agronômica ou áreas afins (uma vaga) e geografia, engenharia cartográfica ou áreas afins (uma vaga).
“Esse é um projeto que vai dar sustentabilidade às tomadas de decisões dos governantes com mais assertividade em relação aos caminhos de desenvolvimento sustentável do Pará e certamente contribuirão com informações que facilitem ainda mais o nosso posicionamento de conhecimento diante da COP 30”, avalia Luziane Cravo Silva, diretora de Pesquisa e Estudos Ambientais (Dipea) da Fapespa.
Os interessados em participar da chamada devem estar atentos aos requisitos e inscrição através de formulário até o dia 16 de junho de 2023. Informações adicionais sobre documentação, valores das bolsas e outras dúvidas podem ser tiradas no site www.fapespa.pa.gov.br ou através do e-mail [email protected].
Atlas da Sustentabilidade do Estado do Pará: em consonância com os atuais debates acerca de uma economia mais limpa e renovável e do combate à degradação ambiental, o projeto
reunirá todos os indicadores de sustentabilidade municipais disponíveis em sua base de dados. O desenvolvimento do atlas contará com sistemas web e relatórios de consulta online, onde constarão dados setoriais secundários obtidos junto às fontes oficiais.