Pará

Aprenda a fazer uma redação nota mil no Enem!

Segundo a professora Treicy Castro, é importante que o aluno possua repertório sociocultural
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Segundo a professora Treicy Castro, é importante que o aluno possua repertório sociocultural FOTO: DIVULGAÇÃO

Irlaine Nóbrega

 

Este ano, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A prova é a principal porta de entrada dos estudantes que pretendem ingressar no ensino superior em uma universidade pública do país. Composto por uma redação e quatro provas de 45 questões, sendo linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza, o exame tem um volume de conteúdo extenso exigido aos alunos.


Faltando menos de um mês da realização do Enem, a mestre em Estudos Linguísticos e professora de Redação e Língua Portuguesa Treicy Castro dá os últimos direcionamentos para a realização da prova escrita. O texto trata-se de uma redação dissertativa-argumentativa que deve ser redigida de 15 a 30 linhas, em até 1h30. A produção deve ter uma introdução, desenvolvimento e conclusão coerentes entre si e o tema geral da redação.

Na introdução, o aluno deve apresentar o tema, a tese e a síntese argumentativa. Em seguida, os parágrafos de desenvolvimento devem mostrar o ponto de vista sobre o tema a ser abordado. Aqui será avaliado, principalmente, o repertório sociocultural. Por fim, na conclusão, é preciso apresentar uma proposta de intervenção coerente e plausível ao que foi exposto anteriormente.


Com maior peso da avaliação, a redação está entre os cadernos mais esperados pelos candidatos. Para ter sucesso ao redigir o texto é preciso prática e conhecimento expandido sobre questões sociais, culturais e políticas. Diferentemente do que acontecia em anos anteriores, os possíveis temas da redação caíram por terra e deram espaço ao estudo dos eixos teóricos, ferramenta de alto poder argumentativo e que proporciona maior segurança e autoconfiança ao candidato.


“Quando o aluno estuda a partir do eixo ele já consegue construir repertórios socioculturais produtivos para inserirem em temas diversos. Por exemplo, o tema do ano de 2020, “Os estigmas relacionados à saúde mental no Brasil”, envolvia o eixo saúde. É importante que o aluno pegue o eixo da saúde, educação e traga subsídios teóricos e estratégias argumentativas que ele consiga inserir em diversos temas que envolvam o eixo temático. Junto com isso, trazer pensadores que possam auxiliar esse aluno na construção argumentativa para construir muito bem um olhar crítico para qualquer tema. É uma estratégia que direciona ao mil na redação”, orienta Treicy Castro.


A diversidade de repertório sociocultural enriquece o texto e proporciona uma boa impressão ao corretor. “Nós, corretores, gostamos muito que o aluno diversifique o repertório utilizado. Ele pode utilizar filmes, séries, inclusive é incrível quando uma redação começa com uma obra de arte. Nós consideramos esse tipo de repertório inovador e chama atenção do avaliador. Assim como é maravilhoso que o aluno argumente trazendo como subsídio a filosofia, sociologia, geografia, literatura, que são áreas do conhecimento que eles estudam durante o ensino básico. Isso enriquece a produção textual tornando-a crítica e bem pautada”, disse a professora.

 

Segundo a professora Treicy Castro, é importante que o aluno possua repertório sociocultural
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PONTUAÇÃO

Para a realização da parte escrita, o aluno deve reconhecer que o Enem possui competências, consideradas como as habilidades de conhecimento esperadas dos candidatos. Elas atuam como parâmetro de avaliação da banca de correção. Em relação à redação, as competências são divididas em cinco, em que cada uma vale até 200 pontos. Atinge o total de 1.000 pontos quem cumprir com todas as competências exigidas de forma perfeita.


“É muito importante que eles também estudem a partir das cinco competências, entendendo o que ainda é possível melhorar. Será que é na competência 1? Revisar mais a parte normativa, gramatical. Se é na competência 2, o aluno está precisando de mais repertório, conhecer mais as atualidades. Se é na 3, o aluno precisa construir uma tese ainda mais crítica. Na competência 4, ele precisa de auxílio de coesão e coerência. Ou se é na competência 5, muitas vezes negligenciada, ao propor medidas que visem solucionar a problemática”, detalhou a professora de Língua Portuguesa.


Ler o texto de apoio, evitar tangenciar o tema, focar nas palavras-chaves, planejar o texto, fazer o rascunho, revisar e evitar desvios normativos são algumas das ferramentas essenciais para construir uma produção coerente com a proposta de redação apresentada. “Ano passado, muitos discentes ficaram preocupados quando se depararam com o tema acerca do registro civil, mas lendo os textos motivadores estava presente todo o direcionamento para a construção argumentativa. Existem alunos que não fazem rascunho e planejar o texto é substancial. Então, eles têm que evitar ir direto à produção e fazer a revisão do rascunho. Inclusive uma boa revisão de rascunho faz com que eles percebam desvios normativos presentes no texto”, disse.

Para evitar que ansiedade tome conta na hora da prova, é importante que os candidatos façam exercícios diários afim de criar uma confiança no método e no tempo de realização do exame. Em conjunto, o aluno deve cuidar da saúde mental, se alimentar e dormir bem, praticar exercício e, até mesmo, treinar técnicas de respiração.

“O controle da ansiedade é o elemento basilar porque alunos muito bons que tentam há anos para os cursos mais concorridos, como medicina, não passam devido a ansiedade atrapalhar mesmo. Então, o controle e o preparo desse emocional é substancial. Faz-se necessário o acolhimento das escolas, dos professores, dos pais com esses alunos”, aconselha Treicy Castro, mestre em Estudos Linguístico.