Na próxima quarta-feira, 19, a Basílica Santuário de Nazaré festeja o Centenário do seu Título Basilical com missas solenes e a segunda edição da ExpoBasílica. Estão previstas orações, apresentação dos Ministérios de Música, exposição das Forças Vivas, brincadeiras para as crianças, Praça de Alimentação com doces, salgados, sorvetes e comidas típicas, em um dia inteiro de comemorações, na Praça Santuário.
E para encerrar um ano de ações e eventos que marcaram os 100 anos da casa da Rainha da Amazônia, após a missa das 18h, haverá um Abraço Luminoso ao templo.
A ExpoBasílica, que teve sua primeira edição em 2019, traz uma mostra especialmente organizada para divulgar as Comunidades da paróquia, as Pastorais, os Movimentos e projetos sociais de amparo às pessoas em situação de carência. Nestes 100 anos, os desafios e responsabilidades da Basílica Santuário, além da evangelização, chegaram também às ações que prestam assistência a centenas de crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social, de um modo geral.
CENTENÁRIO
Na data magna de 19 de julho de 1923 o Papa Pio XI elevou a então Igreja de Nazaré à condição de ‘Basílica’, ressaltando a importância do templo, dedicado à difusão da fé em Cristo e à devoção mariana.
A construção da Basílica Santuário iniciou em 1909 e atravessou o período das duas guerras mundiais. Os Barnabitas, com destaque para os Padres Luiz Zoia, Emilio Richert, Francisco Richard e Afonso Di Giorgio, auxiliados pelas generosas doações dos paraenses, empenharam-se para erguer o mais suntuoso templo cristão da Amazônia, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré.
ABRAÇO
Para marcar o dia do Jubileu do Centenário, haverá uma atração exclusiva: o Abraço Luminoso ao templo mariano. Após a missa das 18h, visitantes, paroquianos e devotos serão convidados a abraçar o Santuário da Rainha da Amazônia, rezando a oração do Centenário, com velas acesas, deixando todo o entorno da Basílica iluminado.