Círio de Nazaré sem pato no tucupi e maniçoba é o mesmo que avião sem asa e fogueira sem brasa, como o hit da dupla Claudinho e Buchecha. Inevitável cair na tentação e ficar de fora desses dois pratos típicos do almoço do Círio. Apesar do gosto inconfundível e irresistível, não há como condenar quem se entregue a essas refeições no domingo do Círio.
Apesar disso, para quem exagerou nos pratos, comendo uma ou repetindo várias vezes, dá para compensar as calorias a mais consumidas com umas dica simples.
O detox é simples. Nada está perdido e não se sinta culpado. Veja como recuperar!
Beba muita água
Manter-se bem hidratado é um dos primeiros passos a ser considerado quando se busca a desintoxicação depois de uma sequência de exageros. A água é capaz de limpar o corpo incentivando a eliminação de toxinas que podem interferir no bom funcionamento do organismo.
Escolha os alimentos certos e coma menos
Se não bastasse o valor calórico das receitas deste período, há ainda o excesso de comida no prato. De nada adianta comer pouco e comer mal. Para reduzir o inchaço o ideal é priorizar alimentos que agem como diuréticos naturais, que são aqueles ricos em potássio, cálcio e magnésio. Alguns exemplos são banana, água de coco, leite, vegetais verdes e amêndoas.
Pratique atividade física
A prática de atividade física, aliada ao consumo de alimentos saudáveis, é a combinação ideal para uma saúde equilibrada. Uma simples caminhada já colabora com a queima das calorias extras que podem ter surgido no fim de ano. Se falta de tempo é a sua desculpa, você pode mudar essa realidade com pequenos hábitos diários, como preferir subir de escada ao invés de usar o elevador.
Consuma Gengibre e Cúrcuma
O gengibre é um anti-inflamatório natural e antioxidante. Tem efeito termogênico e, por isso, acelera o metabolismo, ajudando na digestão e no emagrecimento. A cúrcuma tem efeito anti-inflamatório e protetor do fígado. Também é um potente antioxidante.
Você vai ter que evitar alimentos inflamatórios
Nos dias de detox é fundamental retirar do cardápio alimentos inflamatórios e que sobrecarregam o organismo.
Como por exemplo: Embutidos (presunto, peito de peru, salsicha): contém excesso de sódio, o que faz reter líquidos, Frituras, Bebidas alcoólicas, produtos industrializados ultraprocessados: biscoito, salgadinho de pacote, pão, macarrão, comida pronta congelada, carnes.
A proposta nesses dias é priorizar alimentos in natura: Frutas, verduras e grãos. Comida de verdade e ingredientes frescos. Não ficar preso às calorias, mas focar nos nutrientes dos alimentos!
Fonte: blog.nacaoverde.com.br.