Alexandre Nascimento
O Hangar – Convenções e Feiras, em Belém, é palco do 1° Congresso Internacional da Devoção Mariana e Círios de Nazaré. O evento é realizado pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e Arquidiocese de Belém, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que contou com a presença do governador Helder Barbalho, o prefeito Edmilson Rodrigues, o arcebispo Dom Alberto Taveira, entre outras autoridade. O encontro ocorre até amanhã (16).
De acordo com a organização, o Congresso vai reunir representantes dos santuários marianos do Brasil, Portugal, França e México. “Será um intercâmbio de fé em Maria, onde o representante de cada um desses santuários irá apresentar como são as manifestações marianas em seus países. Nesse momento que nosso Círio será apresentado, embora seja conhecido no mundo todo”, disse Antônio Salame, coordenador da DFN.
O momento de emoção dos presentes ficou marcado com a apresentação e exposição das imagens de cada um dos santuários, como de Nossa Senhora de Aparecida do Brasil, de Fátima e Nazareth de Portugal, Guadalupe do México, Lourdes da França, e Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses. “Estão apresentadas as grandes motivadoras da manifestação mariana”, declarou Dom Alberto Taveira.
Presente no evento, o governador Helder Barbalho destacou a importância de Belém sediar um evento que enfatiza a devoção mariana. “É motivo de orgulho nossa cidade reunir comunidades marianas, sabendo que em outubro reunimos os devotos de Maria nas ruas no Círio de Nazaré, a maior manifestação católica do mundo”, disse Helder Barbalho.
“É impossível não reconhecer que a devoção mariana em Belém é evidente, como se fosse a segunda identidade de quem é católico. Isso fica mais evidente ainda com o nosso Círio, o que dignifica nossa cidade a sediar esse importante congresso católico”, concluiu o prefeito Edmilson Rodrigues.