Pará

Evento reúne mais de 300 empreendedores LGBTQIA+ no final de semana

Moda, acessórios, artesanato, plantas e alimentos estavam entre os produtos comercializados nos dois dias de evento. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
Moda, acessórios, artesanato, plantas e alimentos estavam entre os produtos comercializados nos dois dias de evento. Foto: Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Pryscila Soares

Mais de 300 expositores participaram da 12ª edição da Feira de Empreendedores LGBTQIA+, realizada no último final de semana na sede da Fundação Cultural do Pará – Centur, no bairro de Nazaré, em Belém.

Com o tema “Presentes para Mamãe”, a feira é uma iniciativa da Ong Arte Pela Vida com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Moda, acessórios, artesanato, plantas e alimentos estavam entre os produtos comercializados nos dois dias de evento.

A feira também contou com uma programação cultural com apresentações de bandas, djs, shows de drags e desfiles de moda. A feira terá mais duas edições este ano, nos meses de setembro e dezembro, conforme informou Davidson Porteglio, coordenador da Ong Arte Pela Vida e coordenador geral do evento. “Estamos completando sete anos de feira da diversidade e, nesta edição, fechamos 350 empreendedores. Vale lembrar que o projeto chegou a 560 cadastros de empreendedores LGBTQIA+, suas famílias e pessoas que apoiam a causa. A feira da diversidade é aberta à população, à sociedade. É feita por LGBT para a sociedade paraense”, disse.

A empreendedora Naiara Freire, 28, já participou de várias edições do evento. “Para mim, hoje, a feira é uma renda extra. Tenho loja online e com a pandemia as coisas começaram a desandar. A feira ajudou muito e conseguimos nos conectar com outras pessoas que estavam passando pela mesma situação”, destaca Naiara, que dividiu estande com a irmã e um amigo, comercializando acessórios místicos, peças geeks e confecções.