Grande Belém

Evento marca lançamento da pré-candidatura de Igor Normando

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Luiz Flávio

A quadra da escola de samba Mocidade Olariense, no distrito de Icoaraci, ficou pequena na noite de ontem para os cerca de 10 mil de apoiadores que compareceram em massa para participar do lançamento oficial da pré-candidatura do deputado estadual Igor Normando (MDB) à prefeitura de Belém. “Hoje é um dia histórico para a nossa cidade porque marca o início da caminhada para todos que amam e acreditam em Belém”, disse Normando, sendo ovacionado pelos apoiadores.

O pré-candidato do MDB ressaltou que sua pré-candidatura não é um projeto pessoal mas um grande movimento com apoio e participação de milhares de pessoas que moram em todos os bairros, ilhas e distritos da capital que acreditam numa Belém melhor. “Estou percorrendo a periferia e os locais mais abandonados da nossa Belém ouvindo a dor de cada um daqueles moradores, conhecendo todas as suas carências e necessidades… Não vamos resolver tudo num passe de mágica. Temos um imenso desafio pela frente, mas política não é um lugar para covardes!”, aponta.

Normando ressaltou que sua equipe e apoiadores contém pessoas valorosas que acreditam no projeto. “Sou pré-candidato de cada uma dessas pessoas que ousou sonhar esse sonho comigo. Sou apoiado pelo governador Helder Barbalho, que hoje considero o maior governador desse Brasil. É o projeto desse governo que irei defender também aqui em Belém”, garantiu

Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará

Igor, que também comandou as Usinas da Paz quando esteve à frente da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), disse que não adianta o governador acelerar o desenvolvimento da capital, trazer a COP 30 para Belém, asfaltar mais de 160 quilômetros de vias na cidade, adquirir mais de 300 ônibus com Wi-Fi e ar-condicionado e construir o Pronto Socorro da Augusto Montenegro se “a Prefeitura de Belém anda com o freio de mão puxado”, sem estar na mesma sintonia do Estado.

O pré-candidato do MDB lembrou ainda que as obras e serviços do governo do Estado chegaram a todas as regiões do Pará e que o projeto que encabeça quer trazer essa mesma sintonia para a capital. E disse que não irá governar de costas, mas de frente para a cidade e para a população.

“Somos um povo acolhedor e que ama a nossa cidade, mas ela está abandonada à própria sorte, com montanhas de lixo espalhada pelas ruas, sem medicamentos e vagas nos pronto socorros, sem creches para as mães deixarem os filhos… O atual prefeito poderia fazer muita coisa, mas prefere ficar trancado nos eu gabinete e cercado de pessoas que não conhecem a cidade nem os seus problemas”, critica.

Igor Normando garantiu que a pré-candidatura a prefeito de Belém é o maior desafio da sua vida e que tem como principal tarefa trazer de volta a esperança e o sonho de viver numa cidade mais humana para a população que reside aqui. “Belém precisa mudar urgentemente. Essa mudança está chegando e será feita por todos nós. Não somos apenas eleitores, mas antes de tudo agentes de transformação da nossa cidade. Muda Belém!”, conclamou o pré-candidato.

Marcaram presença em Icoaraci inúmeros pré-candidatos à vereador e lideranças vidas de várias áreas da cidade e distritos da capital, como Mosqueiro, Outeiro, Cotijuba e região das ilhas. Vereadores que apoiam a candidatura do emedebista na capital como John Wayne (MDB – presidente da Câmara Municipal de Belém), Wellington Magalhães (MDB), Bieco (MDB) Blenda Quaresma (MDB), Dinelly (MDB), Goleiro Vinícius (MDB), Roni Gás (MDB), Pablo Farah (MDB), Renan Normando (MDB), Emerson Sampaio (Cidadania), Lulu das Comunidades (PSDB), Miguel Rodrigues (PSD), Túlio Neves (PSD), entre outros.

Foto: divulgação

Partidos

Cássio Andrade, coordenador da campanha de Igor Normando, ressalta que a candidatura do emedebista conta hoje com o apoio de 22 vereadores da atual legislatura municipal e de 10 partidos, entre os quais MDB, PSB, PSD, Cidadania, PSDB, União Brasil, PP e PRD, número que pode chegar a 13 ou 14 legendas até a convenção do MDB, marcada para o próximo dia 5 de agosto no Ginásio Mangueirinho. Os partidos que apoiam Normando somam mais de 300 pré-candidaturas a vereador e que também estão engajados na campanha do MDB.

“Sem dúvida é a maior frente suprapartidária até agora formada nas pré-campanhas para a disputa na capital. O Igor reúne as maiores forças políticas da capital, partidos progressistas que têm debatido e enfrentado todos os problemas de Belém e que querem mudar a página da atual gestão. Querem mudar a cara da cidade, apontando soluções. Na noite de hoje iniciamos um grande movimento político que vais e espalhar por todos os bairros e distritos de Belém”, garante.

O deputado estadual Zeca Pirão (MDB), que teve 42 mil votos em Belém na última eleição ressaltou que Igor Normando “é o futuro da nossa cidade” e garantiu que estará em todos os momentos da campanha ao lado de Normando até a vitória no dia 6 de outubro. O também deputado estadual Gustavo Sefer (PSD) também esteve no ato e manifestou apoio ao candidato do MDB.

Também na noite de ontem a pré-campanha de Igor Normando lançou o “Movimento Muda Belém”, que tem como objetivo dar voz aos anseios da sociedade nas áreas da saúde, educação, saneamento básico e mobilidade urbana. A iniciativa pretende discutir os desafios da cidade e buscar soluções eficazes, visando criar um programa de governo que atenda às necessidades dos moradores de Belém. A escolha de Icoaraci para o lançamento é simbólica devido ao alto índice de reclamações da população do distrito, que sofre com saneamento precário, a falta do recolhimento adequado do lixo, entre outros problemas. O movimento terá um site para receber denúncias. Nele, os moradores de Belém poderão enviar áudios, vídeos e fotos com reclamações, sugestões e ideias para que a Prefeitura viabilize melhorias em cada um dos bairros do município.

Redes sociais
Em breve, o Muda Belém será lançado também nas redes sociais e ficará disponível para que toda a população tenha acesso, sendo uma oportunidade para que a população se aproxime de seus representantes e participe ativamente das melhorias necessárias no município de Belém.

A coordenação do programa de governo de Igor Normando ficará a cargo do Professor Carlos Maneschy, ex-reitor da UFPA, ex-secretário de Ciência e Tecnologia, e atual presidente da Prodepa. Em agosto, Igor Normando apresentará seu plano de governo para Belém. Igor Normando nasceu em Belém em 29 de julho de 1987. Foi vereador de Belém de 2013 a 2019 e secretário da Cidadania do Pará entre 2023 e 2024.