Evento em Belém estimula o mercado das indústrias criativas

O governador Helder Barbalho participou da solenidade de abertura do evento. Foto: Alexandre Nascimento
O governador Helder Barbalho participou da solenidade de abertura do evento. Foto: Alexandre Nascimento

Alexandre Nascimento

Teve início, na noite desta quarta-feira, 8, a terceira Edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil 2023 (MICBR), no Hangar Centro de Convenções, em Belém. O evento acontece até o próximo domingo (12), organizado pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), com apoio da Vale, do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Belém (PMB).

A abertura contou com a presença da ministra da cultura Margareth Menezes, do governador Helder Barbalho, da secretária estadual Ursula Vidal, do prefeito Edmilson Rodrigues, do ministro da cultura da Argentina Tristán Bauer, entre outras autoridades.

De acordo com a organização, o evento tem o objetivo de estimular o crescimento comercial dos setores oriundos da cultura. “Esse estímulo vai impulsionar o crescimento dos setores criativos da riqueza cultural que temos, fazendo com que esses produtores ou agentes culturais se profissionalizem e façam a internacionalização de suas produções”, disse Margareth Menezes, ministra da cultura.

Dessa forma, o MICBR selecionou 260 produtores e empreendedores de 15 setores criativos, como Áreas Técnicas, Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual & Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Gastronomia, Hip Hop, Jogos Eletrônicos, Música, Moda, Museus & Patrimônio e Teatro.

“Será um intercâmbio entre os fazedores de cultura de todos esses segmentos, com 450 empreendedores que estamos aguardando para participar das rodadas de negócios, numa estimativa de geração de R$ 20 milhões nesses dias de evento. Uma prova que a cultura gera emprego, renda e dignidade”, completou Margareth Menezes.

Presente no evento, o governador Helder Barbalho destacou o fato da Amazônia por meio de Belém, sediar o MICBR.

“Essa escolha se deve ao reconhecimento que a cultura amazônica, sobretudo a nossa, exerce. Sabemos da importância de debater a indústria da cultura, em apoiar os fazedores dela, sabendo como as manifestações culturais promovem oportunidades de negócios, emprego e renda. Mas, também promove o combate à vulnerabilidade tornando a sociedade melhor”, declarou Helder.

Além das rodadas de negócios, durante os dias de MICBR serão apresentados extensa e diversificada programação gratuita, que inclui espetáculos musicais amazônicos, 89 painéis e oficinas, palestras, exposições e feiras.

Serviço: Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)

Data: 08 a 12 de novembro

Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia

Hora: 9h às 19h.