Em contagem regressiva para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será sediada em Belém, a Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com instituições de ensino e pesquisa da Amazônia e com apoio da sociedade civil, iniciou na tarde de ontem (2) o evento “As Contribuições da Amazônia para a COP 30”, no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA.
Entre os participantes da mesa de abertura estiveram presentes o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; o secretário de Educação Superior em exercício, Adilson Santana de Carvalho; do secretário Executivo da COP 30 da Prefeitura de Belém, André Godinho; e a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira Lima.
O reitor Gilmar Pereira explicou no evento que no começo deste ano foi nomeada uma comissão de seis cientistas para trabalhar a questão de ciências e vozes da Amazônia. “É pensar o desenvolvimento do nosso País e uma dimensão maior do desenvolvimento do planeta. Esse tem sido um exercício”, salientou. Pereira frisou ainda que é fundamental a mobilização das pessoas em dialogar sobre o clima, a vivência no planeta e sobre a importância dos nossos biomas, além do papel das universidades, da ciência e dos movimentos sociais.
Contribuições da Amazônia para a COP 30
Em seguida, foi realizada a mesa “Contribuições da Amazônia para a Transição Justa”, com a participação de Ana Toni, diretora executiva da COP-30, e Edna Castro, presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e pesquisadora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA). A mediação foi feita pelo jornalista Ricardo Gandour.
Para a diretora executiva da COP 30, Ana Toni, não há dúvidas que a COP 30 na Amazônia vai ser histórica e mudará o debate internacional sobre clima, colocando a natureza e os biomas no centro do debate internacional. “A COP não é somente duas semanas. A COP é um processo que começou em 1992, no Rio de Janeiro, na Convenção do Clima. Estamos vendo em todos os lugares do Brasil e do mundo um movimento muito grande baseado em ações concretas, ouvindo a ciência.”
Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30
O evento “As Contribuições da Amazônia para a COP 30” integra a programação oficial do movimento “Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30”, que visa fortalecer o protagonismo de povos amazônicos, cientistas e lideranças locais nas negociações climáticas. A programação segue nesta quinta-feira (3) com as mesas “Ciência e vozes do Brasil na COP 30” e “As contribuições da Amazônia para o financiamento climático”. Informações no site amazonianacop.ufpa.br.