No próximo dia 26 de novembro, estudantes dos anos iniciais e finais de 25 cursos da Universidade Federal do Pará devem participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
A realização da prova é uma ferramenta importante para a avaliação de quesitos referentes à aprendizagem dos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), ao desenvolvimento de competências e habilidades e ao conhecimento geral sobre a realidade social, econômica, política e cultural brasileira. Os resultados são utilizados para compor os conceitos recebidos pelas faculdades nas avaliações dos respectivos cursos.
Este ano, devem fazer a prova os discentes dos seguintes cursos da UFPA: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia.
Enade 2023 – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é composto por quatro instrumentos básicos: Questionário do/a Estudante (QE), prova, Questionário de Percepção de Prova e Questionário do Coordenador de Curso.
A primeira etapa de responsabilidade das(os) discentes é o preenchimento do Questionário do Estudante, que pode ser realizado até o dia 25 de novembro de 2023 e precisa ser realizado apenas por estudantes concluintes, de forma on-line, preservando o sigilo da identidade dos respondentes. Ele contém questões que envolvem o perfil socioeconômico e a percepção acerca da sua formação no que se refere à organização didático-pedagógica do curso, à infraestrutura física disponibilizada e às oportunidades de ampliação da sua formação acadêmico-profissional.
As respostas deste questionário serão analisadas pelo Inep e agregadas por curso de graduação, e o não preenchimento dele caracterizará situação irregular no exame.
Por sua vez, a prova presencial, obrigatória para estudantes concluintes habilitadas(os) à avaliação, será realizada no dia 26 de novembro e será composta por uma parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico, própria de cada Área de Avaliação. A de Formação Geral terá 10 questões, sendo uma discursiva e nove de múltipla escolha. Já a do Componente Específico contará com 30 questões, sendo uma discursiva e 29 de múltipla escolha. A aplicação da prova terá duração de 4h, com início às 13h30 e término às 17h30. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, sempre no horário oficial de Brasília-DF. Após a prova, as(os) avaliadas(os) ainda deverão preencher um Questionário de Percepção sobre a Prova.
“A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ofereceu algumas oficinas para explicar sobre o Enade e como a prova funcionava, durante as quais resolvemos algumas questões que parecem muito com o formato Enem, que é um formato com que já estamos habituados. O conteúdo que pode cair na prova é aquele com o qual nós convivemos nesses 5 anos de graduação, então é bem familiar”, comenta a discente Luana Viana, que estará entre os estudantes avaliados este ano, no curso de Arquitetura.
Para finalizar a avaliação, as (os) coordenadoras(es) de curso ficam responsáveis pelo preenchimento do Questionário do Coordenador de Curso, também realizado de forma virtual, para a coleta de informações que permitam caracterizar o perfil da Coordenação acadêmica e o contexto dos processos formativos realizados no âmbito do curso.
Serviço:
Enade 2023
Prova: 26/11/2023
Questionário do/a Estudante: até 25/11/2023
Portaria de estabelecimento do regulamento ENADE 2023
Edital nº 37, de 25 de maio de 2023
Mais informações na página do Enade
Fonte: UFPA