Pará

Estiagem deixa 20 cidades do Pará em situação de emergência

Estiagem deixa 20 cidades do Pará em situação de emergência Estiagem deixa 20 cidades do Pará em situação de emergência Estiagem deixa 20 cidades do Pará em situação de emergência Estiagem deixa 20 cidades do Pará em situação de emergência
A falta de chuvas e a seca dos rios no interior paraense têm motivado o Governo Federal a decretar situações de emergência em diversas cidades do Estado.
A falta de chuvas e a seca dos rios no interior paraense têm motivado o Governo Federal a decretar situações de emergência em diversas cidades do Estado.

A falta de chuvas e a seca dos rios no interior paraense têm motivado o Governo Federal a decretar situações de emergência em diversas cidades do Estado. Segundo o ministro das Cidades, Jader Filho, mais dois municípios se somaram aos 18 que já estavam nestas condições.

Um comunicado do ministro informou que Porto de Moz e Itaituba também estão em situação de emergência, subindo para 20 o número de cidades em situações delicadas.

Ainda em seu comunicado, o ministro reiterou a iniciativa do Governo Federal em ajudar os pescadores prejudicados com a estiagem com a concessão de um auxílio.

https://www.instagram.com/reel/CzL-AOyu6xB/

O Auxílio Extraordinário consiste no pagamento de parcela única no valor de R$ 2.640. Mesmo que o pescador seja titular de benefícios assistenciais ou previdenciários ou de outro benefício de qualquer natureza, ele terá direito ao Auxílio Extraordinário de que trata a MP.

Os ministérios da Pesca e Aquicultura e da Previdência Social vão regulamentar a medida, dispondo sobre os procedimentos necessários para a operacionalização do pagamento. A estimativa é de que sejam atendidos pescadoras e pescadores profissionais artesanais de 94 municípios da região definida na MP.

No Pará, os pescadores que serão beneficiados são os das seguintes cidades:

Alenquer; Almeirim; Aveiro; Belterra; Bom Jesus do Tocantins; Curuá; Faro; Itaituba; Jacareacanga; Juruti; Mojuí dos Campos; Monte Alegre; Óbidos; Oriximiná; Pacajá; Porto de Moz; Prainha; Rurópolis; Santarém e Terra Santa.