A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (SEPLAD) anunciou o adiantamento da primeira parcela do 13º salário para todos os servidores públicos estaduais. O pagamento iniciou nesta terça-feira (04/10) e vai até a próxima sexta-feira (6). A antecipação do benefício ocorre no momento em que o Estado se prepara para a grande festa do Círio de Nazaré.
Tal medida só foi possível devido à organização financeira e equilíbrio fiscal do Estado, a partir de investimentos e adequações feitos na administração pública. Além do importante incremento na economia, que deve impactar positivamente sobretudo no setor de comércio e serviços, a medida beneficia diretamente os servidores, garantindo a antecipação de um direito àqueles que cumprem um papel fundamental no desenvolvimento do Estado.
“O adiantamento da primeira parcela do 13° salário beneficiará mais de 100 mil servidores do Estado, além, é claro, de injetar aproximadamente R$ 312 milhões em nossa economia. Estamos sempre buscando melhorias no serviço público, e continuar valorizando e reconhecendo o papel que os nossos servidores ativos e inativos têm no Estado, é uma das nossas principais metas estabelecidas”, afirma Ivaldo Ledo, secretário de planejamento e administração.
A antecipação deste benefício só foi possibilitada em razão do equilíbrio fiscal que o Estado possui hoje. “É importante a gente observar que o segundo semestre de cada ano traz com ele a expectativa de movimentação econômica maior, por que você tem ali, no caso dos paraenses, além do dia das crianças a injeção de recursos pela movimentação do Círio de Nazaré, a Black Friday e as festas de final de ano. Estamos falando de movimentação econômica, de calendário de consumo e vendas, que vai passar a ser impactado por essa entrada de recursos que atinge o funcionalismo público estadual”, explicou Everson Costa, técnico e pesquisador do Dieese Pará.
Confira o calendário de pagamento do adiantamento da primeira parcela do 13°
Dia 04 (terça-feira) – Inativos militares e pensionistas civis/militares e inativos civis e pensões especiais/ Seplad.
Dia 05 (quarta-feira) – Auditoria-Geral, Casa Civil, Casa Militar, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-Governadoria, PGE, Sedap, Sectet, Seplad, Sefa, Semas, Secult, Seel, Sedeme, Sejudh, Sedop, Sespa, Seaster, Setran, Secom, Setur, NGTM, NEPMV, NGPR, SEAC, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Seap, Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Hospital Ophir Loyola, Fundação Hemopa, Fundação Santa Casa, Adepará, Arcon, Codec, PCE/PA, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCP, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Imetropara, Iasep, Igeprev (IGEPPS), IOE, Iterpa, Jucepa, Prodepa, Uepa, Ideflor-Bio, CPH e Fundação Parapaz.
Dia 06 (quinta-feira) – Seduc (capital e interior).