MELHORIAS NA SAÚDE

Estado entrega novas estruturas no Hospital de Clínicas

Governadora do Estado em exercício oficializa a entrega de melhorias no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC).

Investimentos ampliaram a capacidade de atendimento, modernizaram a infraestrutura e melhoraram o conforto para pacientes e profissionais
Investimentos ampliaram a capacidade de atendimento, modernizaram a infraestrutura e melhoraram o conforto para pacientes e profissionais. Foto: Ascom/HC

A governadora do Estado em exercício, Hana Ghassan, esteve nesta segunda-feira (13) no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) para oficializar a entrega de diversas melhorias estruturais e tecnológicas, incluindo a ampliação e modernização da subestação elétrica, uma nova sala de hemodinâmica, incluindo um novo angiógrafo, e as revitalizações das clínicas obstétrica e cardiológica. As novidades visam aumentar a capacidade de atendimento e promover maior conforto e segurança para os pacientes e profissionais de saúde.

A governadora do Estado em exercício, Hana Ghassan, esteve nesta segunda-feira (13) no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) para oficializar a entrega de diversas melhorias estruturais e tecnológicas
A governadora do Estado em exercício, Hana Ghassan, esteve nesta segunda-feira (13) no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) para oficializar a entrega de diversas melhorias estruturais e tecnológicas

Durante a cerimônia, a governadora em exercício destacou a importância das entregas. “O sinônimo de qualidade é investimento. Hoje, o HC recebe infraestrutura e equipamentos que rivalizam com qualquer hospital privado, ampliando o atendimento cardiológico e garantindo mais leitos e conforto para a população”, disse Hana Ghassan.

Heloisa Guimarães, diretora-presidente do HC, também celebrou as melhorias. “O Hospital das Clínicas é padrão ouro graças à dedicação dos nossos servidores. Essa equipe incansável merece toda a infraestrutura necessária para continuar salvando vidas e promovendo saúde com excelência”, afirmou a titular do HC.

A nova sala de hemodinâmica foi projetada para receber um equipamento de última geração, o mais moderno do Estado. Este avanço permitiu a instalação de um segundo angiógrafo, duplicando a capacidade de atendimentos de 35 para 70 procedimentos semanais. A hemodinâmica desempenha um papel crucial no diagnóstico e tratamento de disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas, como obstruções e aneurismas, utilizando técnicas minimamente invasivas.

“A amplificação da estrutura física da hemodinâmica e a chegada do novo angiógrafo são passos gigantes para o futuro, permitindo dobrar nossa capacidade de atendimento. Isso é assistência de qualidade para a população, com uma equipe de excelência”, destacou Daniele Costa, chefe de Enfermagem do setor.

As clínicas obstétrica e cardiológica também foram ampliadas e modernizadas, ganhando oito novos leitos, totalizando agora 30 na cardiologia e 10 na obstetrícia. A estrutura passou por uma revitalização completa, incluindo a criação de um novo posto de enfermagem, adaptações nas portas para maior mobilidade de macas e a implantação de uma sala PPP (pré-parto, parto e pós-parto) moderna.

“Essa ambiência renovada fez toda a diferença para nossas pacientes, especialmente as gestantes cardiopatas ou com bebês portadoras de cardiopatias. Um ambiente mais acolhedor e climatizado tem impactado positivamente no tratamento e na experiência delas aqui”, afirmou a obstetra Layses Braga, chefe da Clínica Obstétrica.

Energia – A programação também contou com a entrega da nova subestação elétrica Engº Silvio Nunes, agora ampliada e modernizada. A estrutura foi completamente renovada, substituindo os transformadores antigos a óleo por modelos a seco, aumentando a capacidade de 2.900 KVA para 8.450 KVA. Essa ampliação permitiu a instalação de novos equipamentos hospitalares, como o novo angiógrafo, e a climatização de todas as áreas do hospital.

“Essa modernização não só garante um fornecimento de energia eficiente como também eleva o conforto de pacientes e profissionais. Os novos geradores automatizados asseguram que não falte energia em momentos críticos, como cirurgias ou sessões de hemodiálise”, explicou Leandro Rodrigues, engenheiro elétrico responsável pela obra.

Com essas iniciativas, o HC consolida sua posição como referência em nefrologia, psiquiatria e cardiologia no Estado, reafirmando o compromisso do Governo do Pará com a saúde pública.