Na última década, ele escreveu 16 livros individuais, e outros tantos em parcerias, e agora acaba de publicar o seu mais recente livro. O autor é o escritor paraense Océlio de Jesús C. Morais e o novo livro intitula-se “Acidente do Trabalho – Limbo Trabalhista Previdenciário”, publicado pela editora LTr, de São Paulo.
Conforme o escritor Océlio Morais, que é juiz federal do trabalho, titular da 11ª Vara do Trabalho de Belém, o livro apresenta de forma didática as distinções jurídicas e fáticas entre limbo trabalhista, limbo previdenciário e limbo trabalhista previdenciário, a partir da realidade fática que o trabalhador segurado possa está incluído: acidente do trabalho, adoecimento do trabalho, adoecimento profissional, situações de concussão e outras agitações trabalhistas.
Océlio J.C. Morais, que possui doutorado em ciências das relações sociais com especialidade em efetividade ao direito fundamental à previdência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e também é professor pesquisador do curso de mestrado em direitos fundamentais da Universidade da Amazônia.
Para Océlio, que também foi o idealizador e fundador da Academia Brasileira de Direito da Seguridade Social (ABDSS), da qual foi o primeiro presidente, o livro chama a atenção para a necessidade do trabalho seguro, mas sem retóricas ideológicas divisionistas, o valor social do trabalho e o princípio da dignidade humana.
Océlio J.C. Morais é acadêmico perpétuo da Academia Paraense de Letras e da Academia Paraense de Letras Jurídicas, sendo que este é o 14º livro individual compondo as temáticas relativas à proteção do trabalho humano, proteção previdenciária, justiça social e constitucional, e humanismo. Incluindo outros livros na área da literatura e da poesia, ao todo são 17 livros do escritor paraense, nascido na cidade de Monte Alegre.