EDUCAÇÃO

Escola reconstruída vai funcionar como hospedagem na COP 30

A Escola de Tempo Integral Dr. Ulysses Guimarães, em Belém, recebeu um investimento de mais de R$9 milhões e foi reconstruída pela gestão estadual.

O governador Helder destacou que esta é a escola de número 154, reconstruída ou nova, entregue pelo Governo do Pará
O governador Helder destacou que esta é a escola de número 154, reconstruída ou nova, entregue pelo Governo do Pará Foto: Mauro Ângelo - Diário do Pará

A Escola de Tempo Integral Dr. Ulysses Guimarães, em Belém, recebeu um investimento de mais de R$9 milhões e foi reconstruída pela gestão estadual que a entregou à comunidade escolar na tarde de ontem (24). O governador Helder Barbalho esteve presente e enfatizou que a escola representa uma das mais importantes estruturas educacionais do Estado.

Atualmente a escola estadual atende cerca de 362 estudantes e já é a 28ª a ser totalmente recuperada na capital paraense pelo Governo do Estado. O prédio agora, com estrutura climatizada, possui novas salas de aula, de informática, de arte, além de refeitório, depósito de merenda, copa/cozinha, guarita, recepção, áreas administrativas e de convivência, arquivo, recreio coberto, coordenação pedagógica, laboratório multidisciplinar, espaço maker e outros espaços como sala para Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A nova estrutura também vai funcionar como hospedagem temporária no padrão de um hostel para os visitantes da Conferência das Partes das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30) e, também, para a I Conferência Internacional Infanto-Juvenil sobre Educação, em 2025.

IDEB

O governador Helder Barbalho frisou que esta é a escola de número 154, reconstruída ou nova, entregue pelo Governo do Pará. Ele ressaltou ainda que o Estado saiu da 26ª para a 6ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a nova estrutura permite que a excelência da educação possa ser realizada de forma plena, reduzindo a evasão escolar e permitindo um processo pedagógico moderno.

“Portanto o conceito da educação integral pode estar acontecendo da melhor maneira para que possamos ter alunos motivados, professores motivados. É isso que desejamos implementar em toda a rede estadual de ensino para que o Pará possa estar motivado e encorajado de que podemos avançar cada vez mais para sermos um exemplo para o Brasil”, completa.

A estudante Ludymilla Almeida, de 16 anos, cursa o segundo ano do ensino médio e ressalta que já considerava o ensino acima da média e agora, com todo o suporte e infraestrutura, o rendimento escolar também vai aumentar. “Contribui muito para o nosso aprendizado, até porque daqui a algum tempo vamos fazer o Exame Nacional do Ensino Médio ou ingressar no mercado de trabalho, e ter todo esse suporte é muito bom para todos os alunos”, pontua.

O professor de matemática, Fábio Neves, 45 anos, corrobora que melhorar a infraestrutura e investir nas escolas estaduais faz com que os educadores consigam fazer o melhor para os alunos com os equipamentos necessários. “A gente consegue levar uma educação para os alunos para um outro patamar, para um outro nível. Conseguimos associar toda a parte de tecnologia com a parte de conhecimento que já temos, juntamos tudo isso e levamos para os alunos esperando que eles aprendam cada vez mais”.