EM MARABÁ

Escola estadual de tempo integral incentiva protagonismo estudantil

Por meio do componente curricular de Projeto de Vida e das aulas de Língua Portuguesa e Redação, estudante da rede descobriu o talento como poeta e escritor

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Mais do que passar mais tempo na escola, o ensino de tempo integral potencializa o aprendizado dos estudantes e garante maiores oportunidades de desenvolvimento pessoal e realização de projetos de vida. “Protagonismo” é uma das palavras que melhor descreve este modelo de ensino, que muito transforma a rotina e o futuro dos estudantes. Em Marabá, na Região de Integração de Carajás, a realidade não é diferente. Por meio de projetos e incentivos diários, estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Irmã Dorothy Stang, têm descoberto diversos talentos e despertado novos olhares para a carreira.

Na 3ª série do Ensino Médio, Daniel Rodrigues Lima, é um dos estudantes que, por meio do componente curricular de Projeto de Vida e das aulas de Língua Portuguesa e Redação, descobriu o talento como poeta e escritor. O componente curricular – trabalhado nas escolas estaduais de tempo integral – estimula e orienta os estudantes a terem sonhos e a transformá-los em realidade.

“O interesse pela poesia começou quando eu ainda era pequeno. Quando eu via uma poesia era como se uma chama ardesse no meu coração pela arte. E a Escola Irmã Dorothy Stang sempre me apoiou, inclusive em um concurso que teve dentro da escola, onde os professores descobriram o meu talento e me ajudaram bastante, me indicando sites de concurso de poesia, de editoras que lançavam concursos de poesia e isso acabou me motivando e me ajudando a escrever ainda mais. Atualmente, eu chego à marca de 100 poemas escritos, todos de minha própria autoria e isso me deixa muito orgulhoso”, contou o estudante, que está prestes a publicar um livro.

O jovem escritor explica do que se trata sua obra. “O meu livro, de tema ‘Uma viagem ao jardim dos ecos’, é de poesia e contém 60 poemas. A escola me ajudou muito nesse desenvolvimento. Quero agradecer a toda a equipe gestora por ter me ajudado e eu quero ressaltar que esse meu livro de poesias tem tudo a ver com Redação e Projeto de Vida porque essa facilidade que eu tenho em criar textos de poesia tem sido ampliado e tem me ajudado bastante a buscar novos caminhos na escrita. Me vejo como um escritor de romance e vai ser o segundo livro que eu quero conseguir publicar. Com isso, eu venho incentivar também outros alunos que estão dentro da escola, que precisam encontrar forças para escrever e também conseguir realizar seus sonhos. Eu digo que é um sonho meu que está sendo realizado”, comentou o estudante, que está com grandes expectativas para o lançamento de seu primeiro livro.

Professora de Língua da escola, Luciana Noleto Borges reforça o papel fundamental da escola de tempo integral para estudantes e professores. “Na escola de tempo integral você tem mais tempo e esse tempo é muito bom porque deixa desenvolver um trabalho melhor. Você acaba tendo mais contato com o aluno e esse diferencial é poder participar mais da vida do aluno com acolhimento, conversas e é nesse momento que a gente vai descobrindo as habilidades que o aluno tem. Então, esse maior tempo com o aluno acaba oportunizando aos nossos alunos também a seguir um projeto de vida que, às vezes, até então, não tinha expectativa”, disse.

Ainda segundo a educadora, que também incentiva a leitura e escrita dos estudantes por meio de um clube de leitura, resultados como os do estudante Daniel são fruto de dedicação e mostram que o trabalho está dando certo. “Eu trabalho as aulas de Língua Portuguesa com foco principalmente na leitura e escrita e passei a colocar em prática nas minhas aulas e o ‘Clube do chá com livro’, que reúne os alunos, leva até a sala de leitura e são incentivados a desenvolver o hábito de ler. Com isso, o Daniel foi um dos alunos que se descobriu. Ele era um apaixonado por matemática e, de repente, com esse estilo de aula, com o clube de leitura, ele despertou e me apresentou os manuscritos, e foi a hora que eu falei, não, vamos começar a participar dos concursos. E não tem apenas o Daniel, nós temos outros alunos que também escrevem e que recebem esse incentivo e a gente vê esse engajamento dos meninos com a leitura, a paixão em participar”, destacou Luciana.

Avanço

Comprometido em ofertar a melhor educação aos paraenses, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), ampliou o Ensino Integral e, para este ano, efetivou mais 49 unidades que adotaram o Programa de Ensino Integral (PEI), totalizando 162 escolas com esse modelo pedagógico, superando em mais de cinco vezes o número dessas instituições na rede pública estadual de ensino.

Além do aumento no número de escolas, o impacto dessa expansão é claramente visível no crescimento das matrículas. Em 2018, as escolas na modalidade integral no Pará atendiam 6 mil alunos; em 2025 houve um salto para 48 mil matrículas, um aumento oito vezes maior na capacidade de atendimento. Um resultado que reflete o compromisso do Estado em proporcionar mais oportunidades aos estudantes, com o acesso a uma educação integral de qualidade.

A Escola Estadual de Tempo Integral Irmã Dorothy Stang conta com espaços adequados para proporcionar ensino de qualidade aos estudantes. Um destaque é a sala de leitura, onde a comunidade escolar pode escolher entre várias obras literárias. “A escola de tempo integral possibilita que os alunos descubram e aperfeiçoem suas habilidades através dos componentes curriculares e a parte diversificada. Quanto mais tempo na escola maior a interação entre gestão, professores, colaboradores e os protagonistas principais, que são os alunos”, afirmou o diretor da unidade escolar, Francisco Vieira.

O gestor ainda comemora as conquistas do estudante. “O incentivo que o Daniel teve é passado para outros estudantes que também escrevem romances e poesias. Ele mostra que é possível ter sua autorrealização, principalmente no campo da literatura. Hoje, nosso jovem escritor teve seu poema classificado e publicado no livro Sarau Brasil 2024 – Seleção Poesia Brasileira. Além de coautor nessa antologia poética, outro poema foi selecionado para fazer parte do livro ‘TERRA’ que será lançado na FLIP 2025 em Parati, Rio de Janeiro. E esse despertar para a literatura foi possível com o maior tempo no chão da escola”, concluiu Francisco Vieira.

Projeto Chá com Livros

A iniciativa é desenvolvida no decorrer de cada bimestre, onde os estudantes escolhem um livro para leitura e, em outro momento, a professora responsável faz a escolha de uma obra para a turma.