Nesta terça-feira (6), o Estado entregou a nova estrutura da Escola Estadual de Tempo Integral Augusto Meira, localizada no bairro de São Brás, em Belém. Totalmente reconstruída, a unidade agora oferece um espaço moderno, seguro e acolhedor para mais de 500 estudantes do ensino médio.
“Esta é uma escola que representa um novo ciclo para a educação pública do nosso estado. Uma unidade de tempo integral com 30 salas de aula e 10 espaços dedicados ao Centro de Atendimento Especializado da educação especial. A escola estava em situação precária e o Estado tomou a decisão de investir. Hoje, temos uma estrutura completa, com professores qualificados e ambiente preparado para o ensino de excelência. Agora é tempo de motivar os estudantes e realizar um grande trabalho. A Augusto Meira se torna exemplo de educação pública no Pará”, afirmou o governador Helder Barbalho.
A nova escola também terá papel estratégico durante a COP 30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada em Belém, em novembro. A unidade está entre as 17 escolas estaduais que funcionarão como hospedagem temporária no padrão de hostel.
“Essa será uma das escolas que receberá visitantes durante a COP 30, com toda a estrutura que hoje entregamos à educação pública paraense. Viva a Escola Augusto Meira, viva a comunidade escolar, viva a educação do Pará!”, completou o governador.
ESCOLAS
Esta é a 168ª escola entregue pela atual gestão estadual, somando mais de R$ 10 milhões em investimentos. A nova Augusto Meira conta com 30 salas de aula, ambientes multidisciplinares para Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Sociais, Artes, quadra poliesportiva, laboratórios de informática e ciências, piscina, biblioteca, teatro, refeitório, cozinha, banheiros, salas de descanso para alunos e professores, além de espaços de apoio psicossocial, como sala de fonoaudiologia, assistência social, psicologia e o Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS).
A unidade também abriga o Núcleo Educacional Especializado ao Transtorno do Espectro Autista (NETEA), com ambientes adaptados como sala pedagógica/psicomotricidade, área de depósito e banheiros acessíveis, além do Núcleo de Arte (NUARt) e o Núcleo de Aliança Familiar (NAF), voltado ao fortalecimento da relação entre escola e famílias.
A Escola Augusto Meira também passa a abrigar a terceira unidade do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), espaço voltado à formação continuada de professores e à prática de metodologias inovadoras voltadas para sustentabilidade, meio ambiente e clima.
O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, celebrou a entrega e destacou o papel do Ciseb. “O novo prédio está completamente equipado, e com a chegada do Ciseb e do ensino integral, teremos mais oportunidades pedagógicas para formar jovens protagonistas. Essa unidade está preparada para ir além”, frisou.
As outras duas unidades do Ciseb funcionam na EEEM Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, e na Escola Estadual Bilíngue Mestra Idalina Rodrigues Pereira, em Icoaraci.
O modelo de ensino integral, com jornada de 9 ou 7 horas diárias, garante aos estudantes três refeições por dia e suporte pedagógico completo para desenvolver autonomia, solidariedade e competência.
“Não se trata apenas de passar mais tempo na escola, mas de contar com um conjunto robusto de ações que fortalecem a aprendizagem e criam vínculos entre estudantes, professores e a escola como um todo”, reforçou Rossieli.
Para 2025, a Seduc implementou mais 49 escolas no Programa de Ensino Integral (PEI), totalizando 161 unidades com esse modelo. O impacto é visível: em 2018, o Pará tinha cerca de 6 mil estudantes em tempo integral. Em 2025, são 48 mil matrículas, um salto de oito vezes na capacidade de atendimento.
Com esse avanço, o Pará consolida um modelo educacional que alia excelência, equidade e inovação, preparando seus jovens para os desafios do presente e do futuro.