Wesley Costa
A Equatorial Pará entregou ontem mais uma subestação de energia (SE) no estado. A nova estrutura, no bairro de Batista Campos, em Belém, é a primeira em formato compactada e isolada a gás. O investimento de R$26,08 milhões vai beneficiar cerca de 70 mil pessoas de diversos bairros e ainda, aumentar a capacidade do sistema, dando maior qualidade e continuidade no fornecimento de energia.
O evento contou com a participação de vários gerentes da empresa, autoridades, artistas e membros da comunidade. O gerente de Relações Institucionais da Equatorial Pará, Mauro Chaves, destacou as inovações e tecnologias utilizadas na construção da SE.
“Desde que a Equatorial chegou aqui no Pará, ela assumiu um compromisso de fornecer energia de qualidade a toda população. Hoje, essa inauguração representa exatamente isso. Essa é uma subestação que engloba tecnologia da mais moderna disponível no mercado para trazer mais confiança ao sistema que será controlado e monitorado 24h por dia”, contou.
A nova subestação possui oito alimentadores que irão atender as cargas dos conjuntos das regiões da Cremação, Independência, Jurunas e Reduto. Além disso, haverá adequação do carregamento dos transformadores das subestações Reduto e Independência, o que permitirá uma melhor divisão da quantidade de consumidores por alimentador, levando flexibilidade operacional e redução no tempo de indisponibilidade em caso de imprevisto.
CULTURA
A Equatorial, que também investe fortemente na cultura local, não poderia deixar de levar essa assinatura para a moderna subestação. Por isso, a comunidade do entorno foi convidada a embelezar os muros do empreendimento, utilizando a identidade do projeto Cores do Pará, patrocinado pela empresa, e sob coordenação do grafiteiro Waldir Lisboa.