Pará

Entregas dos passaportes do CNH Pai D’égua encerram hoje

Diego Monteiro

Termina hoje (13), às 16h, o prazo para a entrega do passaporte de matrícula do Programa Social CNH Pai D’égua para os candidatos classificados em Belém. A entrega está sendo realizada na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho). O documento é obrigatório e habilita os candidatos para a próxima fase de matrícula, que será entre os dias 18 e 27 de março, conforme estipulado no edital, também no mesmo local.

O Programa Social CHN Pai D’égua é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenado pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PA), que garante a emissão da Carteira de Habilitação totalmente gratuita a pessoas de baixa renda. Na capital, dos 20 mil classificados, 10.361 vagas foram preenchidas por mulheres (51,8%) e 9.639 por homens (48,2%).

Conforme informações de Caio Viana, um dos coordenadores de atendimento do programa, a primeira orientação é verificar o nome na lista de aprovados no site do Detran (www.detran.pa.gov.br) e, em seguida, comparecer ao Mangueirinho. “Feito isso, é preciso vir munido de documento de identidade com foto e CPF. Além disso, a orientação é não deixar para vir em cima da hora”, explica.

De acordo com Caio, esta também é uma oportunidade para que as dúvidas dos candidatos possam ser esclarecidas. “Estamos com uma equipe completa para fornecer orientações, como, por exemplo, sobre os documentos necessários para trazer no dia da matrícula. Além disso, assim que você pega o passaporte, já pode ficar sabendo da data de agendamento para a matrícula”, completa.

Para a estudante Samara Nascimento, 22 anos, esta foi uma excelente oportunidade, já que atualmente está desempregada. “Estou seguindo a risca todos os passos, pois não posso perder esse presente. Todos nós sabemos que não está fácil e muito menos barato tirar uma habilitação, que é importante na vida de qualquer um. Agora estou com o passaporte nas mãos e vou só esperar a próxima etapa”, disse.

Já o paratleta Francisco Oliveira, 46, revelou que a CNH Pai D’égua é a realização de um sonho. “Lá em casa, todo mundo tem habilitação, menos eu, pois como não tinha carro, não fui atrás. Aí o tempo passou, comprei um carro, e agora tá faltando só a CNH. Então estou muito feliz com essa oportunidade. Agora estou a um passo de tirar a minha carteira para poder dirigir”, concluiu.

ETAPA

No próximo dia 18 de março inicia o cronograma de inscrições para a segunda etapa do Programa Social CNH Pai D’égua na Região Metropolitana de Belém, Marajó, Abaetetuba, Capanema, Tucuruí e Paragominas, abrangendo uma área de quase 100 municípios. Para ficar informado sobre todos os detalhes, basta seguir o Detran-PA no Instagram: @detranpa.

Em Belém, dos 20 mil classificados, 51,8% são mulheres e 48,2% são homens, segundo o Detran
FOTO: WAGNER SANTANA