“Uma obra necessária para solucionar um problema histórico na BR-316, que são os alagamentos no trecho da avenida Independência”, afirma a engenheira Leila Martins, diretora geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano. O NGTM iniciou, esta quarta-feira (21), a segunda etapa da drenagem do canal Toras, para possibilitar o escoamento das águas do canal, que corta a rodovia na altura do km 10.
Para execução da tubulação atravessando a BR-316, três faixas de asfalto no trecho entre a entrada e a saída da avenida Independência, sentido Marituba – Belém, precisaram ser interditadas e o fluxo de veículos desviado para a faixa expressa, além de uma pista do sentido oposto.
Nas primeiras horas de interdição, o trânsito fluiu com normalidade pelo desvio. A saída da avenida Independência segue liberada como alternativa para chegar ao centro de Belém. Já a saída da avenida Independência permanece pelo desvio na passagem Dona Ana até a BR-316.
“O prazo para a conclusão do serviço é de 45 dias. Serão assentadas sete linhas de tubos de aço de mais de 2 metros de diâmetro. Quando finalizado o trecho, será assentada a tubulação no sentido saída de Belém, invertendo o esquema de trânsito, mas garantindo sempre duas faixas para o tráfego e caminho seguro para pedestres e ciclistas”, detalha ainda a diretora Leila Martins.
A primeira etapa das obras ocorreu na avenida Independência, com a implantação de seis grandes tubulações na avenida e foi concluída no prazo determinado. A drenagem do canal Toras faz parte do conjunto de obras do BRT Metropolitano, que vai beneficiar mais de 2 milhões de pessoas na região metropolitana de Belém.