Pará

Energia Solar em expansão: o case de sucesso da 'Resolve'

Benedito e Jéssica estão à frente da Resolve Energia Solar. Foto: Divulgação
Benedito e Jéssica estão à frente da Resolve Energia Solar. Foto: Divulgação

O empresário Benedito Viegas conta um pouco de sua trajetória empreendedora no mercado de Energia Solar no Pará. A Resolve Energia Solar nasceu em meio ao primeiro lockdown da pandemia do coronavírus, em fevereiro de 2020. O CEO da Empresa, Benedito  Viegas,  enxergou ali a possibilidade de empreender nesse mercado porque sempre o encarou como muito promissor.

O primeiro contrato fechado veio só depois de 5 meses, em julho de 2020, e isso já testou ao máximo a sua capacidade de ser resiliente e principalmente de que a colheita só vem depois de muito semear e trabalhar para dar certo. Em 2020, a empresa teve uma média de 16 contratos fechados. Nesse período, Benedito trabalhava como vendedor de porta a porta junto com um amigo, e o escritório funcionava no quarto da casa da sua mãe, onde morava.

O suficiente para Benedito entender que precisava estruturar o negócio cada vez mais, e em fevereiro de 2021 contratou sua primeira colaboradora para ajudar no administrativo da empresa, alugando uma sala comercial em um coworking.

Em maio de 2021, viu a necessidade de alugar um ponto comercial mais estratégico, em uma via bastante movimentada porque sempre acreditou naquela máxima de que “quem não é visto não é lembrado”.

O ano de 2021 foi concluído com uma média de 96 contratos fechados e um escritório de dois cômodos ocupados por 14 pessoas (colaboradores).

 

MARAJÓ

Em outubro de 2021, Benedito e Jéssica, sua esposa, inauguraram sua primeira filial na cidade de Breves, na Ilha do Marajó, cidade natal do Benedito. O ano de 2022 já começou para ser a grande virada da Resolve, nesse momento sua esposa que até então trabalhava mais no operacional da empresa e em casa com os dois filhos pequenos do casal, já podia atuar mais frequentemente no escritório e também nas redes sociais, focando na construção da marca da empresa 

No começo de 2022, os números do Benedito eram bem ousados e com isso começou uma contratação de representantes comerciais, gerência e administrativo. A Resolve saltou de 14 colaboradores em 2022, entre eles CLT e PJ, para 70 colaboradores.

O ano de 2022 foi o grande ‘boom’ da empresa, e sempre buscando a sua expansão e crescimento estruturado, foi em outubro de 2022 que ela saiu do seu primeiro ponto comercial de 6 compartimentos para um ponto comercial 10x maior, com uma média de 450m2.

Em novembro de 2022 fez o que Belém experimentou pela primeira vez dentro do mercado solar que foi o Feirão de Energia Solar, um recorde de vendas: 106 contratos fechados em 4 dias de trabalho intenso e muito investimento em mídias sociais e publicidade.

Já no final de 2022, Benedito já começou a projetar o que seria mais uma virada de chave na Resolve: a sua expansão através de franquias na Região Norte do País. No ano passado, foram 505 projetos fechados e um faturamento de quase 22 milhões de reais, mais de 500 famílias economizando na conta de luz e um time com 70 colaboradores mudando suas histórias de vida.

 

PROJEÇÃO

Para 2023, a Resolve pretende abrir 20 franquias, sendo que já estão fechadas 3, nas cidades de Ananindeua, Salinas e Castanhal.

Segundo Benedito, a Região Norte é uma das melhores para geração de energia solar. Porém, esse mercado ainda é muito novo, assim como as empresas que aqui atuam. Os clientes sofrem com a inexperiência das empresas. Sendo o diferencial da Resolve,  prezar por um excelente atendimento e pós-venda. Buscando inovar e oferecendo um seguro de equipamentos fotovoltaicos, que incluem proteção contra furto, roubo, quedas, raios e incêndios em seus equipamentos, como forma de garantir cada vez mais um bom relacionamento com seus clientes.

Buscam constantemente cursos de capacitação e ter acima de tudo compromisso e responsabilidade com o cliente. O produto do sistema solar ainda é motivo de muita curiosidade e dúvida, então orienta a sempre ser transparente e resiliente em meio aos desafios, pois sabe que são muitos nesse mercado.