Pará

Energia solar atende mais de 58,5 mil consumidores com geração própria no Pará

Energia solar atende mais de 58,5 mil consumidores com geração própria no Pará Energia solar atende mais de 58,5 mil consumidores com geração própria no Pará Energia solar atende mais de 58,5 mil consumidores com geração própria no Pará Energia solar atende mais de 58,5 mil consumidores com geração própria no Pará
Decisões recentes relacionadas a execução de dívidas - que é quando a cobrança se dá por via judicial - passaram a considerar também a possibilidade de penhora de créditos em concessionária de energia gerados pelo uso de energia solar para quitação ou amortização de débitos diversos. Foto: Divulgação
Decisões recentes relacionadas a execução de dívidas - que é quando a cobrança se dá por via judicial - passaram a considerar também a possibilidade de penhora de créditos em concessionária de energia gerados pelo uso de energia solar para quitação ou amortização de débitos diversos. Foto: Divulgação

A geração própria de energia solar abastece mais de 51,2 mil consumidores no estado do Pará, de acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). A região possui atualmente mais de 45,5 mil conexões operacionais da fonte fotovoltaica em telhados, fachadas e pequenos terrenos, espalhadas por 142 cidades, ou 98,6% dos 144 municípios paraenses.

Conforme mapeamento da ABSOLAR, o Pará está entre os quinze estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar para geração própria. A região possui 514,4 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

A potência instalada de energia solar distribuída no Pará coloca o estado na décima terceira posição do ranking nacional da ABSOLAR. Desde 2012, a modalidade já proporcionou ao Pará a atração de mais de R$ 2,6 bilhões em investimentos, geração de mais de 15,4 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 715 milhões aos cofres públicos.

Para Daniel Sobrinho, coordenador estadual da ABSOLAR no Pará, o avanço da energia solar no País é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil e ajuda a reduzir a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.

“Como muitos estados da região Norte do país ainda dependem dos combustíveis fósseis, mais caros e poluentes, para suprimento de eletricidade dos cidadãos e do setor produtivo, o crescimento da energia solar no Pará tem sido fundamental para melhorar a qualidade energia elétrica no território paraense, garantindo mais segurança, autonomia e independência aos consumidores a partir de uma fonte limpa e renovável”, comenta.

Segundo análise da ABSOLAR, com a regulamentação da Lei nº 14.300/2022, a geração própria de energia renovável conquistou segurança jurídica e estabilidade regulatória, fundamentais para manter o avanço do setor e a democratização da energia solar no Brasil. “Portanto, fica a mensagem para toda a sociedade brasileira: regulamentada a lei, o consumidor tem a clareza de que a geração própria de energia solar é, e continuará sendo, uma excelente solução para economizar na conta de luz e ainda contribuir para a sustentabilidade do Brasil”, ressalta Rodrigo Sauaia, presidente executivo da ABSOLAR.