Enem: simpatias também podem ajudar na prova

No Ver-o-Peso há uma infinidade de ervas, cheiros e perfumes à disposição, de acordo com a necessidade.
 Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.
No Ver-o-Peso há uma infinidade de ervas, cheiros e perfumes à disposição, de acordo com a necessidade. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Pryscila Soares

Restam somente algumas horas para que os candidatos coloquem em prática todo o conhecimento absorvido durante o período de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio 2023. O primeiro dia da maratona ocorre neste domingo (5), quando serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. É neste momento que a cultura popular paraense entra em cena.

No setor de ervas do Complexo do Ver-o-Peso existem perfumes preparados e ervas que prometem ajudar os candidatos a manterem a concentração, controlarem o nervosismo e, claro, dar aquela forcinha para a memória. De acordo com as erveiras que atuam no local, muitos estudantes e candidatos do Enem e de concursos públicos em geral recorrem aos produtos à base de ervas naturais para garantir um bom resultado nas provas.

O primeiro dia de provas requer tranquilidade, atenção e foco dos candidatos, que terão pela frente cinco horas e 30 minutos para caprichar na resolução das questões e na construção da redação dissertativa-argumentativa.

BANHOS DE ERVAS

Na barraca da erveira Robertinha da Silva, 53, que trabalha há 34 anos no setor, dentre os produtos mais procurados pelos candidatos estão o “perfume do estudante” e o “passa no concurso”. Para preparar, basta misturar um pouco de cada com água para tomar o banho antes da prova. Cada vidrinho custa R$ 10,00 e a erveira garante que a procura é grande e o sucesso é certo.

“Além de estudar, você pode usar os perfumes. Temos o ‘passa no concurso’ e o ‘perfume do estudante’. Você põe um pouquinho na água, toma um banho para ir fazer a prova e passar direto. Se não quiser colocar na água, pinga um pouquinho na mão e passa atrás da orelha e no meio da cabeça. Tem que ser no dia (da prova). Ajuda a pessoa a ser mais inteligente, a tirar nota 10 e a lembrar do que estudou, para não dar aquele branco”, dá a dica.

Outra erveira que atua há vários anos numa barraca de família é Fabiana de Araújo, 21. A aposta dela é nas ervas, que podem ser usadas para chás e banhos.

Para controlar a ansiedade, a pedida é consumir o chá de camomila com erva cidreira. Já para ajudar o aluno a fazer uma boa prova, ela indica o banho para atrair boas energias com um mix de ervas como estoraque, manjericão, oriza, abre caminho, pataqueira, chega-te a mim, chora nos teus pés, trevo do mar e priprioca para atrair a prosperidade na vida profissional.

“Pode fazer um banho ou chá de cidreira e camomila para dar aquela acalmada e captar toda a matéria. Indico banho com a pataqueira, estoraque e, principalmente, a abre caminho, que é para abrir todos os caminhos e a memória. A priprioca é para prosperidade. A qualquer momento você pode tomar um banho de ervas, porque é maravilhoso. Às vezes a pessoa está desanimada, com aquela sobrecarga, como o pessoal do Enem. O banho vai levando embora as coisas ruins e traz só coisas boas. Toma o teu banho e vai para cima. Esse que é o negócio”, garante Fabiana.