SEGURANÇA

Enem no Pará: Segup investiga denúncias de poluição sonora

Descubra como foi a primeira etapa do Enem 2024 no Pará, com mais de 247 mil candidatos em 711 locais de prova.

2ª fase do Enem contará com monitoramento das ações de segurança coordenadas pela Segup
2ª fase do Enem contará com monitoramento das ações de segurança coordenadas pela Segup

Um início de prova tranquilo foi registrado neste domingo (03) nos 711 locais de prova, na primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024). O esquema de segurança coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceira com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), conta com mais de 6 mil agentes.

No Pará, mais de 247 mil candidatos, distribuídos por 81 municípios, realizam o certame. Para garantir o policiamento e o ordenamento em locais de prova, cerca de 1.339 ações ostensivas foram executadas. As atividades estão sendo acompanhadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém, em comunicação direta com os centros regionais e o Centro Nacional, em Brasília (DF), por meio do Sistema Córtex.

Ocorrências – Três apurações relacionadas a crime de poluição sonora próximo a locais de prova foram averiguadas pela Polícia Civil em três municípios – Benevides (Região Metropolitana de Belém), Santarém (Oeste) e Cametá (Nordeste).

A Polícia Judiciária atuou com orientações em algumas situações, sem a necessidade de gerar ocorrência. Pela manhã, duas escolas no município de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, apresentaram problemas técnicos no fornecimento de energia. Equipes da concessionária de energia normalizaram o serviço. À tarde, a concessionária atuou em Muaná, também no Marajó, para normalizar o serviço em uma escola municipal, após uma ave atingir a fiação elétrica, e resolveu logo o fornecimento de energia.