BALANÇO

Enem 2024 no Pará: 24% dos inscritos faltaram no primeiro dia de prova

Confira os dados preliminares do Enem 2024 divulgados pelo MEC. Mais de 73% dos inscritos participaram no primeiro dia de prova.

Saiba quando serão divulgadas as notas do Enem 2024 para os participantes treineiros. Consulte suas notas no site oficial do exame.
Saiba quando serão divulgadas as notas do Enem 2024 para os participantes treineiros. Consulte suas notas no site oficial do exame. FOTO: CELSO RODRIGUES

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou os dados de presentes, ausentes e concluintes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 por unidade da Federação. As informações são preliminares e se referem ao primeiro dia de aplicação, no último domingo (3). Os dados definitivos dependem da consolidação por parte da empresa aplicadora e serão informados em janeiro de 2025, juntamente com os resultados finais do exame.  No Pará, dos 247.752 inscritos, 24,8% faltaram. A taxa de presença foi de 75,2%.

Dos mais de 4,3 milhões inscritos, 73,4% participaram da prova no primeiro dia. O índice revela um aumento de 1,5% em relação ao Enem 2023, quando 71,9% dos inscritos compareceram. Dos concluintes do ensino médio da rede pública, 94% se inscreveram. O aumento desse público no exame foi de 36% em relação à edição de 2023, quando 58% dos concluintes fizeram inscrição. Das 27 unidades da Federação, 14 tiveram 100% de seus concluintes inscritos no Enem. 

Painel – Para esta edição, o Inep ampliou a transparência e o rol de dados sobre o exame, com as principais informações disponíveis no Painel Enem. A plataforma interativa permite o acesso aos dados de forma abrangente, conforme o interesse de quem a utiliza. O painel traz informações a nível de país, regiões, estados e municípios (em números absolutos e percentuais). 

Confira alguns dos dados disponíveis: 

  • Número de inscrições; 
  • Número de inscrições confirmadas; 
  • Concluintes da rede pública (principal público-alvo do exame);
  • Situação dos participantes em relação ao ensino médio (3º ano); 
  • Situação dos participantes em relação ao ensino médio (1º e 2º ano);
  • Situação dos participantes em relação ao ensino médio (já concluiu ou não cursa); 
  • Isentos da taxa de inscrição e pagantes;
  • Número de mulheres ou homens inscritos; 
  • Cor;
  • Faixa etária. 

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.