Após o anúncio feito pelo governador Helder Barbalho (MDB), anunciando nesta sexta-feira, 11, que os ônibus que circulam na região metropolitana de Belém teriam catraca livre para os participantes das provas do Enem 2022, outras prefeituras do interior do Estado confirmaram a gratuidade do transporte público neste domingo, 13.
A medida é uma ação do governo do Estado junto aos municípios, para estimular os estudantes a darem continuidade em seus estudos, buscando um nível superior. Em Marabá, Santarém e Tucuruí, pelo menos, os candidatos terão a passagem franqueada.
Para ter acesso a esta gratuidade, basta que os candidatos (as) apresentem ao motorista do coletivo, o simples comprovante de inscrição e um documento com foto. Haverá fiscalização por parte do órgãos competentes para certificar o cumprimento da Lei Municipal.
Em Marabá, segundo a Prefeitura, uma lei de 11 de maio de 2022 enviada pelo Executivo e aprovada pela Câmara de Vereadores concede este benefício aos estudantes que participarão das provas do Enem nos dias 13 e 20 de novembro.