A Operação “Enem 2022”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), garantiu, neste domingo (13), apoio na realização do certame em todo o estado, tanto na logística de distribuição e escolta da prova, quanto nas ações ostensivas e preventivas a fim de assegurar a segurança e tranquilidade durante a realização do Exame.
No final da tarde, a Segup emitiu um boletim informando como foi a operação no primeiro dia de provas. A Polícia Civil do Estado do Pará deu cumprimento a um mandado de prisão por roubo qualificado contra um homem que prestaria o Exame em uma escola estadual, localizada no município de Mocajuba.
As equipes identificaram o foragido antes do início da prova. Ele foi conduzido à delegacia para a realização dos trâmites necessários e posteriormente será conduzido para o Centro de Triagem da Marambaia, na capital.
Em algumas escolas, localizadas nos municípios de Santa Isabel e Cametá foi identificada instabilidade elétrica antes do início do Exame. Equipes da Equatorial Energia foram imediatamente acionadas e restabeleceram a energia nos locais de prova.
As ações da Segurança Pública iniciaram neste domingo (13), às 6h, com a escolta dos malotes com provas para os 805 locais de aplicação, distribuídos em 77 municípios paraenses. Mais de 4 mil agentes das forças de segurança do Estado participam da ação.