VOCÊ EMPREENDEDOR

Empreendedores, falta só um ano para a COP 30!

Saiba mais sobre a COP29 e a contagem regressiva para a COP30 no Brasil em Belém. A COP da Floresta promete ser histórica.

Evento será uma oportunidade única de negócios para a região, sempre com foco no desenvolvimento sustentável. Para isso, o Sebrae promove uma série de iniciativas para alavancar a economia local
Evento será uma oportunidade única de negócios para a região, sempre com foco no desenvolvimento sustentável. Para isso, o Sebrae promove uma série de iniciativas para alavancar a economia local. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.


Começa nesta segunda feira, 11 de novembro, a 29ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas a COP29, no Azerbaijão. Dessa forma, tem início também a contagem regressiva para a primeira edição de uma COP no Brasil, a COP30, que será sediada em Belém, daqui a exatamente um ano, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.

A já chamada “COP da Floresta” promete ser histórica, visto que será a primeira vez que a maior discussão ambiental do planeta ocorre justamente em uma das regiões mais citadas em todas as edições da Conferência: a região amazônica. E com os olhos do mundo voltados para cá, na expectativa de 150 delegações internacionais presentes ao evento, também são muitos e os melhores anseios em relação aos mais diversos setores da economia, em especial o empreendedor ligado a conceitos que tem tudo a ver com a COP: sustentabilidade, economia verde, redução de emissões, energia renovável, bioeconomia, agricultura familiar, dentre outros.

E é com esse foco que o DIÁRIO DO PARÁ apresenta a 4ª edição do projeto “Você Empreendedor”, que em 12 matérias publicadas a partir deste final de semana, sempre nas edições de fim de semana, terças e quintas, pretende mostrar que participar da COP30 como empreendedor pode ser uma oportunidade única para contribuir com soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios ambientais globais.

A ideia é despertar nos empreendedores o sentimento e o desejo de estarem preparados e dispostos a contribuir para o diálogo sobre a sustentabilidade e o meio ambiente.

“A COP30 deve atrair mais de 80 mil pessoas a Belém, o que cria um cenário propício para a captação de investidores, para o desenvolvimento dos empreendimentos existentes, geração de negócios e, consequentemente, para criação de empregos. Então, nossa intenção é aproveitar esse cenário positivo em meio à Conferência para fortalecer os pequenos negócios, dando condições para que eles assumam, definitivamente, o papel de protagonistas do desenvolvimento sustentável da Amazônia, além de fomentar o empreendedorismo, é claro”, destaca Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

A hora é agora

O gestor é categórico ao afirmar que empreendedores não podem estar de fora dos eventos da COP30, já que o momento é propício e com tanto público para mostrar o empenho do Pará em desenvolver uma vocação tão cheia de possibilidades.

“A Amazônia é um celeiro para os pequenos negócios e a Conferência será uma vitrine de negócios para mostrar o Pará para o Brasil e mundo. Temos uma vocação natural para trabalhar com a bioeconomia, por exemplo, que é uma solução para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Então, pelo Sebrae/PA temos potencializado diversos projetos para posicionar a região como um polo de bioeconomia, interligando valores como inovação, preservação da cultura local, conhecimento ancestral e biodiversidade”, exemplifica Magno.

Ele lembra ainda que no dia 20 de novembro haverá uma palestra gratuita no escritório do Sebrae em Belém, no bairro do Umarizal, justamente sobre o tema do empreendedorismo – uma das muitas programações preparatórias já com inscrições disponíveis pelo site pa.loja.sebrae.com.br/cop30.

Rubens Magno relata que desde que Belém foi anunciada como sede da COP30, o Sebrae/PA, por meio de suas agências, vem intensificando o apoio aos pequenos negócios paraenses com vistas aos eixos temáticos que estão sendo trabalhados pela instituição para a COP 30, o que se dá por meio de cursos capacitações e mentorias, em todas as nossas agências, com todas as ações voltadas para Conferência.

Apoio

Só para se ter uma ideia dessa mobilização, desde o início das ações relacionadas à Conferência, o Sebrae já atendeu 7.725 empresas no segmento de alimentos e bebidas, 2.929 no segmento de economia criativa, 1.052 no segmento de hospitalidade e 1.103 no de mobilidade urbana, totalizando quase 13 mil atendimentos.

“E vamos seguir fazendo muito mais antes e depois da COP30, sempre incentivando os pequenos negócios paraenses. Além disso, em parceria com o estado, também temos o programa Capacita COP30, onde mais de mil alunos já se capacitaram, somente em cursos oferecidos pelo Sebrae/PA.

Gerente do Comitê COP30 do Sebrae/PA, Renato Coelho orienta a quem está pensando em empreender por agora deve ver a Conferência como a oportunidade para começar. “Será uma grande vitrine para o empreendedorismo local. Mas esse empreendedor precisa se preparar para esse negócio. E ele pode fazer isso procurando o Sebrae/PA e se inscrever nos cursos gratuitos que oferecemos ou procurar uma mentoria/consultoria que oferecemos. O importante é que ele se prepare para que o negócio cresça ou esteja consolidado até a realização da Conferência, em novembro de 2025. Será uma oportunidade única para fazer contatos e fechar negócios, não temos dúvidas sobre isso”, explica.