CÍRIO

Empreendedores do Sudeste do Pará brilham na varanda da Amazônia

Iniciativas em colaboração com a Vale Metais Básicos fazem parte da programação do Círio de Belém

Empreendedores do Sudeste do Pará brilham na varanda da Amazônia Empreendedores do Sudeste do Pará brilham na varanda da Amazônia Empreendedores do Sudeste do Pará brilham na varanda da Amazônia Empreendedores do Sudeste do Pará brilham na varanda da Amazônia
Eco Canaã apresenta produtos durante feira realizada na Varanda da Amazônia | Créditos: Arquivo Pessoal
Eco Canaã apresenta produtos durante feira realizada na Varanda da Amazônia | Créditos: Arquivo Pessoal

Durante a 2ª edição do Fórum “Varanda da Amazônia”, que ocorrerá em Belém (PA) nos dias 8 e 9 de outubro, será possível adquirir produtos de três projetos sustentáveis do Sudeste do Pará, apoiados pela Vale Metais Básicos. Estarão presentes a Apimel e Ecojoias, de Canaã dos Carajás, além da Terra Chocolates Amazônicos, de Tucumã. O evento, realizado na Estação das Docas, integra a “Varanda de Nazaré”, iniciativa idealizada por Fafá de Belém em 2011 para ampliar a visibilidade do Círio de Nazaré, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Claudene Fernandes Brito, empreendedora da Eco Canaã Biojoias Amazônicas, levará colares, brincos, pulseiras e kits de lembrancinha do Círio, que incluem bolsas, chaveiros e pulseiras feitas com sementes do bioma amazônico. Com sete anos de experiência no setor, ela expressa entusiasmo: “Participamos de duas feiras em Belém no ano passado, e estar na ‘Varanda da Amazônia’ é um reconhecimento inigualável para os empreendimentos da nossa região. Criamos peças exclusivas para este evento, e esperamos encantar todos os visitantes.”

Renilda Ferreira, de Tucumã, também estará na feira pela primeira vez. Desde 2019, ela dirige a Terra Chocolates Amazônicos, que produz chocolates, licor de chocolate, amêndoas e creme de cacau cultivados em sua fazenda agroflorestal. Ela vê essa oportunidade como um momento único: “É uma chance excepcional de apresentar nossos produtos ao público de Belém e para aqueles que visitam a região durante o Círio. Também será uma boa oportunidade para formar parcerias de negócios.”

Além de apoiar esses empreendimentos, a Vale Metais Básicos participará do painel “Bases Fundamentais para o Desenvolvimento da Amazônia” no dia 9 de outubro. Silvia Cunha, gerente de Territórios da empresa, apresentará a atuação da companhia em relação ao relacionamento com comunidades e ao desenvolvimento das cadeias produtivas locais, incluindo apicultura, bovinocultura leiteira e produção de cacau nos municípios de Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu.

“Esse evento não apenas aprofunda o debate sobre os desafios da Amazônia, mas também cria oportunidades para empreendimentos locais, fortalecendo iniciativas que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região e explorando suas potencialidades”, afirma Silvia Cunha.