A partir deste domingo (15) até quarta-feira (18), o estado do Pará recebe a visita de uma comitiva do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, formada por diplomatas de diversos países do Oriente Médio e Norte da África. A missão tem como objetivo estreitar relações comerciais e institucionais com o estado, além de acompanhar os preparativos para a COP30, a Conferência da ONU sobre Mudança do Clima, que será sediada em Belém em novembro de 2025.
A iniciativa é organizada pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, com apoio do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). Durante a visita, os diplomatas terão reuniões com autoridades estaduais e municipais, representantes da organização da COP30, e instituições ligadas à indústria, à pesquisa agropecuária e à bioeconomia.
O embaixador da Palestina e decano do conselho, Ibrahim Alzeben, destacou que esta missão vai além do protocolo diplomático. Segundo ele, é uma oportunidade para reforçar a cooperação em áreas como energias renováveis, turismo ecológico, bioeconomia e inovação climática.
“Belém será a sede da COP30, mas seu alcance vai muito além. É toda a Amazônia que estará em debate. Por isso, viemos conhecer de perto e identificar formas de parceria”, disse Alzeben.
O vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Mohamad Mourad, afirmou que o intercâmbio também visa mapear oportunidades comerciais entre o Pará e os países árabes, tanto para exportação de produtos locais quanto para importação de insumos árabes.
Agenda intensa
A comitiva diplomática fará visitas ao Clube Monte Líbano, ao Mercado do Ver-o-Peso e participará de encontros com representantes do governo estadual, da prefeitura de Belém, de universidades, da Embrapa Amazônia Oriental e da organização da COP30.
Entre os participantes confirmados estão os embaixadores da Palestina, Jordânia, Síria, Líbia, Tunísia, Argélia, Sudão, Mauritânia, além de representantes da Liga dos Estados Árabes, do Iraque, do Líbano, do Itamaraty, e da Câmara Árabe-Brasileira. Alguns diplomatas estão acompanhados por familiares.