Promover o desenvolvimento econômico e social do Arquipélago do Marajó é a meta principal do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), que nesta terça-feira (03) participou da cerimônia simbólica de posse no município marajoara de Breves, ao lado da vice-governadora Hana Ghassan (MDB).
Na orla da sede municipal, onde foi realizada a sessão solene, Helder Barbalho disse que o Estado vai reforçar novas ações em diversas áreas nos 16 municípios marajoaras. A sessão começou com a chegada do governador à orla. Depois, ele passou em revista a tropa.
“É um momento histórico para o Marajó. Tomar posse nesta região, deixando muito claro que o nosso governo buscará, a todo custo, diminuir as desigualdades, garantir que o Marajó tenha ações de políticas públicas, investimentos que melhorem a vida do povo marajoara. Mas temos que reconhecer que temos um desafio enorme, e que o Marajó certamente precisa e estará entre as prioridades da agenda do governo do Estado, para que com isso possamos dar aos nossos irmãos marajoaras melhorias de vida, presença de Estado”, destacou o governador, que recebeu a faixa das mãos do mestre de carimbó Artêmio Pereira.
Muito aplaudido durante a cerimônia, Helder Barbalho agradeceu aos marajoaras que o ajudaram a se reeleger com 70,41% dos votos válidos – o maior percentual entre os 27 governadores -, e fez um balanço de seu primeiro mandato.
Ele destacou o equilíbrio das contas públicas e os investimentos em áreas prioritárias, como segurança, educação e saúde. O governador também adiantou a criação de um programa de complementação de renda para 218 mil famílias marajoaras atendidas pelo Programa Bolsa Família, do governo federal.