Grande Belém

Em Belém, sindicalistas do país debatem mudanças climáticas

Motivos foram selecionados a partir de sugestões da população e da estatal
Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Motivos foram selecionados a partir de sugestões da população e da estatal Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Belém receberá o maior evento pré-COP 30 para debater o impacto das mudanças climáticas na vida dos trabalhadores, nos próximos dias 21 e 22 de março (quinta e sexta-feira). Realizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), a segunda maior central sindical do Brasil, o seminário contará com a presença do ministro presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lélio Bentes Corrêa; e da vice-governadora Hana Ghassan, presidente do Comitê Estadual da COP 30; além de representantes dos ministérios do Trabalho e Emprego e dos Povos Indígenas.

O “Seminário da UGT sobre Mudanças Climáticas, Trabalhadores Rumo à Cop 30″, vai reunir presidentes das UGTs estaduais, secretários nacionais e dirigentes sindicais, no Sesc Ver-o-Peso. Mais de 200 sindicalistas de todo o país estão inscritos. A abertura será às 16h.

“O objetivo do evento é discutir as ações dos trabalhadores em defesa do meio ambiente, os direitos dos povos indígenas e o desenvolvimento sustentável, com a inclusão laboral e a geração de empregos verdes. Será uma oportunidade para compartilhar experiências e estratégias para enfrentar os desafios climáticos que afetam o mundo”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da UGT Nacional, José Francisco Pantoja Pereira.

O seminário vai antecipar as discussões da maior conferência climática global, a COP, realizada pela Nação das Nações Unidas, cuja 30ª edição acontecerá em Belém, em novembro de 2025, quando representantes da sociedade civil e líderes mundiais deverão selar compromissos com a defesa do meio ambiente.