Grande Belém

Em Belém, Governo entrega escola tradicional reconstruída

O novo piso só poderia ser estabelecido por lei e não por portaria, conforme previsão da Emenda Constitucional nº 108/2020. Foto: Agência Pará
O novo piso só poderia ser estabelecido por lei e não por portaria, conforme previsão da Emenda Constitucional nº 108/2020. Foto: Agência Pará

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), devolve à população, nesta terça-feira (06), a Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Belém. A unidade possui 112 anos de história e já teve como aluno um dos ícones da literatura paraense, Dalcídio Jurandir. A construção do prédio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), vai beneficiar cerca de 450 alunos, do ensino fundamental I, incluindo o tempo integral, Fundamental II e classe hospitalar.

A última intervenção estrutural relevante na unidade ocorreu há mais de 11 anos. Os problemas enfrentados pelos alunos e professores passavam por goteiras em sala de aula, pisos deteriorados e salas sem climatização. Agora, com o investimento do Governo, orçado em cerca de 2 milhões de reais, mais de 20 espaços foram recuperados e levarão mais conforto à comunidade escolar.

São 12 salas de aula, laboratório de informática, auditório, biblioteca, banheiros, sala de coordenação, sala dos professores, sala da diretoria, quadra poliesportiva e copa.

Essa entrega representa a 116ª de uma unidade nova ou reconstruída desde o início da atual gestão, e será realizada às 11h com a presença do governado do Pará, Helder Barbalho, da secretária de estado de educação, Elieth de Fátima Braga, além de toda a comunidade escolar.