Pará

Eleições: TRE Pará lança cartilha e tira dúvidas. Baixe aqui!

A cartilha vai ajudar o eleitor a tirar suas dúvidas no dia da eleição. Alejandro Zambrana/Secom/TSE
A cartilha vai ajudar o eleitor a tirar suas dúvidas no dia da eleição. Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Com a proximidade das Eleições 2022, muitas eleitoras e eleitores ainda buscam informações que os prepararem para este dia tão importante. Por isso, a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, por meio de sua Ouvidoria, lançou na manhã de hoje (20/9), em sessão plenária ordinária administrativa, uma cartilha de perguntas e respostas baseada nas dúvidas mais frequentes das eleitoras e eleitores paraenses. O material está disponibilizado em formato virtual no site do Regional.

A presidente do TRE Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães destacou como este tipo de material é importante para ajudar eleitoras e eleitores, “assim como o Disque Eleitor, que está sendo amplamente divulgado não só para denúncias como orientações”, pontuou. “Mais uma vez, se demonstra o grande papel que a Ouvidoria exerce no Tribunal Regional Eleitoral no sentido de esclarecer o público, de ser um braço de cidadania para aqueles e aquelas que buscam orientação ou fazer sua denúncia por entender que nós, como Justiça Eleitoral, precisamos tomar alguma medida. Que possamos divulgar [esta cartilha] em todos os nossos canais]”, celebrou.

Ouvidor do TRE Pará, o juiz eleitoral Edmar Pereira, destacou alguns temas abordados na cartilha como o acesso da eleitora e eleitor às informações do seu local de votação, a situação do título, quais as pessoas com prioridade para votação. “Também dando conhecimento ao eleitor paraense acerca de como baixar os aplicativos da Justiça Eleitoral, principalmente, o Pardal e o e-Título”, acrescentou.

A cartilha também destaca outros canais de orientação e de suporte para as Eleições, como o Disque Eleitor (148), disponibilizado pela Justiça Eleitoral tanto para orientações sobre temas como convocação, multas, locais de votação, justificativas e certidões; e também o Disque-Denúncia (0800-346-8460). “A população tem participado bastante, denunciando a questão da propaganda eleitoral irregular. Até o dia de hoje, já foram 509 denúncias formuladas pelas eleitoras e eleitores paraenses”, apontou o Ouvidor do TRE Pará.

Conheça a cartilha e tire suas dúvidas clicando aqui.

Fonte: Ascom TRE Pará