A faixa etária entre 50 a 54 anos é a que tem mais candidatos contabilizando todos os cargos disputados nas Eleições 2022 no Pará – governador, senador e deputados federais e estaduais. São 169 postulantes a um cargo eletivo nesta faixa etária, o que representa 16,73% de todos os candidatos no Estado. A seguir, aparecem 165 candidatos entre 40 a 44 anos. No total, 1.010 candidatos solicitaram registros na Justiça Eleitoral neste ano, com perfil variando entre 21 a 81 anos.
Os números finais ainda podem variar, pois alguns candidatos ainda devem ter o pedido de registro negado pela Justiça Eleitoral.
Outro detalhe importante é que 554 candidatos possuem nível de escolaridade Superior completo. Isso representa mais da metade das candidaturas. Logo a seguir aparecem 310 informando que possuem Ensino Médio Completo, o que representa 30% de todos os candidatos. Na outra ponta, dois revelaram que não sabem ler nem escrever e 19 têm o Ensino Fundamental incompleto.
Quando perguntados sobre a ocupação, 146 declararam que são empresários, seguidos de 51 advogados, 43 policiais militares, 42 administradores, 40 deputados, 38 professores de Ensino Médio e 27 vereadores. Outras ocupações somam 173 candidatos.
Essas e outras curiosidades podem ser encontradas no Sistema de Estatísticas Eleitorais, repositório online em que a Justiça Eleitoral atualiza as informações sobre candidatos, eleitorado e mesários, entre outras.
JULGAMENTO
As juízas e juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE Pará) estão julgando desde o último dia 09 os registros de candidatura referentes às Eleições Gerais 2022. A análise envolve avaliar se a documentação apresentada pelos partidos políticos, federações e coligações está de acordo com o previsto nas normas eleitorais e se os candidatos preenchem os requisitos previstos na Constituição Federal e na Lei de Inelegibilidades para concorrer aos cargos pleiteados.
É possível acompanhar o resultado das tramitações que levam à habilitação dos candidatos ou suas impugnações através do portal DivulgaCand (na área de “Estatísticas”). Os pedidos coletivos de registro de candidatura que foram feitos até 15 de agosto deverão ser julgados até 12 de setembro.
O Ministério Público dá seu parecer e o julgamento ocorre pelo TRE Pará, que também é responsável pelas diligências do processo, como a solicitação de documentação que não esteja completa e confirmação de dados/informações apresentados no pedido de candidatura.