Pará

Eleições 2022: TRE-PA informa substituição de 43 urnas e duas prisões

As eleições ocorrem tranquilamente no Pará. Foto: Cintia Magno/Diário do Pará
As eleições ocorrem tranquilamente no Pará. Foto: Cintia Magno/Diário do Pará

Carla Azevedo

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), divulgou no final da manhã boletim sobre o andamento da votação deste 2º turno das Eleições 2022. De acordo com o tribunal, a votação segue tranquila e sem maiores intercorrências em todo o estado. Até este momento, 43 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas, o que representa 0,23% do total de urnas utilizadas nas seções eleitorais em todo o estado do Pará (com um total de 17 mil).

As principais ocorrências que levaram à substituição das urnas eletrônicas na manhã deste domingo, 30, estavam ligadas ao terminal do eleitor e do mesário e, na maioria dos casos, o problema foi solucionado com a reinicialização dos equipamentos pelas (os) presidentes de mesa e a votação seguiu normalmente.

Essas situações não necessariamente dizem respeito à identificação biométrica, mas ainda ao carregamento elétrico das urnas ou a um possível travamento. Segundo o TRE/PA, até o momento, foram registradas duas prisões, uma em Tucuruí e a outra no município de Porto de Moz.

Entre as principais ocorrências, apenas problemas ligados ao terminal do eleitor e do mesário e, na maioria das vezes, o problema foi solucionado ao reiniciar os equipamentos.
Até o momento, não foram registradas ocorrências graves. Apenas uma ocorrência foi registrada na 40ª Zona Eleitoral (Tucuruí) envolvendo o uso de equipamento eletrônico na seção eleitoral, o que é proibido dentro da cabine de votação.