No segundo turno, foram recebidas 377 denúncias acerca de Propaganda Eleitoral Irregular no Aplicativo Pardal. Entre os municípios mais acessados, temos: Belém (166 denúncias), Ananindeua (26), Benevides (13) e Marabá (13). A Região Metropolitana de Belém corresponde a quase 60% das denúncias formuladas.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), a população tem participado de forma efetiva, com envio das evidências das irregularidades eleitorais.
Na descrição das denúncias formuladas pela população temos: uso de bandeiras, adesivos, cartazes, de forma não autorizada, assim como interdição de vias públicas, veículos públicos realizando propaganda de candidatas e candidatos.
O Pardal é um aplicativo gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play e disponível nos Portais da Justiça Eleitoral. O Pardal ainda direciona ao link do Ministério Público as outras irregularidades eleitorais, vedadas pela legislação, como compra de votos, abuso do poder econômico e político, entre outros.
Fonte: TRE/PA