Luiza Mello
A deputada Elcione Barbalho (MDB) anunciou a liberação de R$ 5,5 milhões em emendas parlamentares para custear as ações de saúde em 20 municípios do Pará. Os valores são destinados a custear o Programa de Atenção Primária, que é a porta de entrada para o atendimento no SUS, ao oferecer atendimento abrangente, acessível e baseado na comunidade, que pode atender de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo de sua vida. Elcione lembra que a Atenção Primária consegue reverter situações de mortalidade materna, por exemplo, além de evitar agravos de doenças que são possíveis de serem prevenidas e tratadas.
“Fortalecer os investimentos em atenção primária reduz, comprovadamente, os gastos com internação e podem gerar melhor qualidade dos serviços, efeito direto na saúde da população e reduzir significativamente os gastos”, destaca a deputada, lembrando que o Brasil demorou muito para priorizar a chamada atenção básica.
Nesta etapa de liberação de recursos estão sendo beneficiados: Augusto Correa, Aurora do Pará, Bagre, Bom Jesus do Tocantins, Breu Branco, Cachoeira do Arari, Curuçá, Curralinho, Garrafão do Norte, Goianésia do Pará, Mocajuba, Nova Ipixuna, Nova Esperança do Piriá, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Santa Bárbara do Pará, Santa Cruz do Arari, Santarém Novo, São João de Pirabas e Ulianópolis.
COP-30
A deputada Elcione também apresentou um requerimento para que seja criada dentro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, uma Subcomissão Especial da COP-30 no Brasil. “É uma forma de o Parlamento brasileiro promover debates e discussões que resultem em propostas a serem apresentadas como sugestões do parlamento ao mais importante evento sobre mudanças climáticas a ser realizado no Brasil.
“O desafio será grande e essa comissão permanente da Câmara dos Deputados tem que ser protagonista nas discussões que antecedem a realização desta Conferência que discute os rumos do Clima em nosso Planeta. É fundamental a participação e comprometimento dessa Comissão em todos os debates acerca da COP-30 no Brasil”, ressaltou a deputada Elcione Barbalho.