O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, vai integrar a equipe de transição do presidente do Brasil eleito nas eleições de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva, no Grupo Técnico de Cidades. A decisão foi oficializada por meio da Portaria de número 66, de 1 de dezembro de 2022, publicada no Diário Oficial da União.
“Recebo com honra e alegria a confirmação do meu nome para a equipe de transição, a convite do presidente Lula. Integrarei o GT das Cidades, com os desafios de reconstruir o país, recompor direitos e promover a inclusão, com um olhar especial para a nossa Belém e ao nosso Pará”, disse o prefeito Edmilson Rodrigues, que também é vice-presidente da Comissão de Cultura da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
As contribuições do prefeito de Belém à equipe de trânsição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva vêm sendo apresentadas a partir da segunda quinzena do último mês de novembro. A primeira reunião de Edmilson Rodrigues com o GT das Cidades ocorreu, virtualmente no último dia 22, para tratar dos complexos problemas envolvendo as cidades brasileiras.
Histórico – Edmilson Rodrigues é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É doutor em geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e docente da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
Na vida política, Edmilson é o atual prefeito de Belém, pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), cargo que já ocupou nos anos de 1997 a 2005. Ele também já foi deputado estadual no estado do Pará entre os anos de 1987 a 1995 e de 2011 a 2015, além de deputado federal pelo Pará entre os anos de 2015 a 2021.
Composição do Grupo Técnico de Cidades do Governo de Transição
Além de Edmilson Rodrigues, outros nomes foram confirmados para o GT de Cidades na mesma portaria. Confira:
- Bruno de Freitas Siqueira;
- Caio Cesar Loureiro Moura;
- Carolina Baima Cavalcanti;
- Edmilson Brito Rodrigues;
- Eleonora Lisboa Mascia;
- Elton da Silva Gontijo;
- Ermes Ferreira Costa Neto;
- Glêdson da Silva Brito;
- Jailton Zanon da Silveira;
- Jane Teresinha da Costa Diehl; e
- João Gabriel Cabral Meira e Silva.
Fonte: Agência Belém