Pará

Dublagem e muita criatividade marcam o evento Anime Geek

O evento reuniu várias atrações, como a disputa de cosplays. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
O evento reuniu várias atrações, como a disputa de cosplays. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Alexandre Nascimento

Por um instante, a voz que ecoou no microfone parecia de algum famoso personagem dos cinemas. Mas a voz era do dublador Guilherme Brigss, que fez participação especial na edição de 10 anos do “Anime Geek”, que ocorreu na noite de ontem (18), em uma faculdade no bairro de Nazaré, em Belém. Entre os personagens dublados pelo artista contam Buzz Lightyear do filme Toy Story, Super-homem, rei Julien do filme Madagascar, entre outros.

O evento reuniu várias atrações, como a disputa de cosplays, mas o ponto alto foi a participação de Guilherme Brigss, sobretudo quando reproduzia os personagens dublados por ele, que levou o público ao delírio. “Essa recepção e retorno dos fãs que é legal. A gente faz a alegria deles por emprestar a nossa voz aos personagens de desenho e filmes que eles são fãs”, disse o dublador.

Perguntado sobre como é ser um dublador, Briggs explicou os procedimentos e incentivou os interessados a seguirem o sonho. “É necessário estudar para saber as técnicas de dublagem, principalmente quem ainda é novo, pois a dublagem no Brasil está cada vez mais se expandindo. Mas, o conselho que dou é que possa ter sua profissão para conciliar”, completou o dublador.

O evento reuniu várias atrações, como a disputa de cosplays, mas o ponto alto foi a participação do dublador Guilherme Brigss, sobretudo quando reproduzia os personagens dublados por ele. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Mas o evento reuniu também muitas pessoas fantasiadas dos personagens do cinema e desenho, os chamados cosplayers. O artista Max Suassuna, 45 anos, foi um dos fantasiados que é acostumado a participar de eventos do gênero. “Sempre participo, mesmo com a minha idade, e de personagens variados. Gosto tanto disso, que até uso para ganhar dinheiro, já que visto de cosplay em estabelecimentos e eventos”, disse Max.

E os participantes capricharam na criatividade nas fantasias de cosplay, como no caso do administrador Rerisson Mourão, 28 anos, que usou mecanismos para ele mesmo criar a fantasia do Dr. Octopus, personagem dos quadrinhos. “Adoro esse universo Geek, por isso não perco um evento do gênero. Por isso eu mesmo crio minhas fantasias aproveitando material reciclável para entrar no personagem”, disse ele.

O evento também reuniu casais cosplays, como Thiago Moraes e Walquiria Moraes que, além de fãs, são fabricantes de fantasias. “A gente fabrica para outros que, inclusive, estão aqui no evento e para nós porque também somos fãs. Esperamos que tenham mais eventos como esse, não apenas para vendermos fantasias, mas para atender as muitas pessoas que gostam desse tipo de evento”, disse Thiago Moraes.