O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizou na manhã da última segunda-feira, dia 11, uma audiência extrajudicial com o objetivo de discutir meios de facilitar o acesso ao crédito para os proprietários dos restaurantes da Ilha do Combu, especialmente os empreendedores ribeirinhos. A audiência foi presidida pela 1ª Promotora de Justiça do Consumidor, Regiane Ozanan, e pela Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAOCPC), Ângela Balieiro.
O encontro teve como propósito discutir soluções para adequação às normas de 20 restaurantes da ilha que, em 2021, haviam sido contatados pela Promotoria administrativamente. Na ocasião, a ação resultou na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) por 10 restaurantes, enquanto os outros 10 estabelecimentos foram processados judicialmente por meio de Ação Civil Pública.
A Promotora Regiane Ozanan apresentou os resultados do relatório de fiscalização realizado pelo MPPA, em conjunto com a Vigilância Sanitária. Foram identificadas diversas dificuldades enfrentadas pelos representantes dos restaurantes, demonstrando que não se tratava apenas do não cumprimento da legislação, mas também de outros fatores, como a falta de água potável, inconsistência no fornecimento de energia elétrica, ausência de internet/telefonia de qualidade e a incapacidade de acesso a crédito para realizar as adequações exigidas pela legislação sanitária, especialmente para os empreendedores mais vulneráveis.
Demonstrou-se que sem acesso ao crédito, torna-se impossível implementar as Boas Práticas de Higiene exigidas pela legislação, pois os empreendedores informaram que enfrentam dificuldades para investir na ilha devido aos custos elevados.
Diante disso, a Promotora Ângela Balieiro sugeriu a criação de um informativo contendo todas essas questões, que serão disponibilizadas para os proprietários em planilhas. Ficou acordado entre os órgãos presentes que será promovido o acesso ao crédito e à capacitação para os empreendedores, e que estes se comprometam a encaminhar os relatórios ao MPPA. Ademais, também foi solicitada a prestação de mais informações sobre as atividades compartilhadas com os empreendedores do Combu, e, se necessário, incluí-los na programação de oficinas de capacitação e formação.
Estiveram presentes na reunião representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Procuradoria Geral do Município de Belém, Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da Secretaria de Saúde de Belém (Sesma), Banco do Povo de Belém, Banpará, e Procuradoria Geral do Estado, além dos representantes dos restaurantes da Ilha. (Fonte: MPPA)