Pryscila Soares
Belém vai sediar a primeira Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, no período de 30 de agosto a 1° de setembro deste ano, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento é idealizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e vai reunir líderes locais e mundiais, representantes de universidades, institutos de pesquisa, dos povos indígenas, organizações não governamentais e empresas de diferentes setores da economia.
Para divulgar a iniciativa, o ex-ministro e atual diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann, visitou a sede do Grupo RBA de Comunicação, em Belém, na manhã desta segunda-feira (10), onde foi recebido pelo presidente em exercício do Grupo RBA, Camilo Centeno.
Na ocasião, Raul Jungmann ressaltou a importância e os objetivos da Conferência, que também é um evento de preparação para a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá na capital paraense em 2025.
“Vamos discutir soluções sustentáveis, desenvolvimento sustentável e as novas economias para a Amazônia. Temos uma questão ambiental muito grave, que é o desmatamento, o desrespeito com as populações originárias e, também, o grande problema de desigualdade e pobreza. Estamos reunindo todos do Pará, da Amazônia e do Brasil, que têm contribuições sobre soluções sustentáveis para o desenvolvimento socioambiental da Amazônia”, pontua Jungmann.
Dentre os destaques da programação, o evento contará com um palestrante internacional, Ban Ki-moon, ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo período de 2007 a 2017. “Essa Conferência tem o intuito de discutir exatamente essas novas economias, com enfoque na preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Tudo o que hoje o IBRAM vem trabalhando muito fortemente, uma mineração legal e que se preocupa com o uso dos recursos de forma responsável”, assinala Camilo Centeno.
Interessados em participar do evento podem efetuar um pré-cadastro no endereço eletrônico da Conferência, o http://