A manchete “Eleição Limpa”, na primeira edição do Diário do Pará, no dia 22 de agosto de 1982, deu início a uma jornada que transformou o jornal em um grande veículo de comunicação e líder no mercado editorial, seja no impresso ou no digital. O sonho de Laércio Barbalho continua vivo: o DIÁRIO é um instrumento de informação com credibilidade, com cobertura jornalística plural, ágil e relevante, acompanhando a evolução da sociedade paraense.
Em 2022, durante as comemorações de 40 anos do jornal, o DIÁRIO DO PARÁ ganhou um novo site próprio. O portal é fruto de um investimento do veículo na credibilidade jornalística, modernização de sua presença digital e aproximação com o público paraense. “Graças ao intenso trabalho editorial e ao investimento em tecnologia, o DIÁRIO já ocupa a posição de 3º maior portal de notícias do estado, consolidando-se entre os líderes do segmento no Pará”, observa o Analista Web do DIÁRIO, Rodrigo Fiel. O reconhecimento foi por meio do Brasil Publisher Awards 2024, que consagrou a empresa como um dos principais portais jornalísticos do Norte do Brasil.
A conquista pode ser expressa em números. Em três anos, a comunidade digital do site do DIÁRIO tem mais de 17 milhões de visualizações de páginas e 8 milhões de usuários. Nas redes sociais, o Diário do Pará soma engajamento de 643 mil pessoas e alcance de 50 milhões usuários, com destaque para Instagram, com 130 mil seguidores, contribuindo para a amplificação da sua presença multimídia. “O portal reflete a tradição, profundidade e credibilidade do jornalismo impresso, mesclando reportagem aprofundada, opinativo e conteúdos exclusivos, além de contar com a versão digital do impresso”, explica Rodrigo.
O reconhecimento como um dos maiores do Norte selecionou o DIÁRIO DO PARÁ para integrar a Jornada de IA para Negócios Jornalísticos, iniciativa da Google News dedicada ao fortalecimento digital do setor de notícias brasileiro. O Laboratório explora aplicações práticas de IA, promovendo experiências de aprendizado e implementação de soluções inteligentes adaptadas ao contexto jornalístico. “Isso confirma que estamos no caminho certo, fazendo essa transição com responsabilidade, sem atropelos, e compreendendo a linguagem do público que consome notícias na internet”, frisa o Diretor de Redação, Clayton Matos.
Ainda segundo o diretor, o impresso continua “firme, forte e também passando por transformações” para se manter relevante. “Agora, com essa frente digital consolidada, conseguimos apresentar ao novo público o jornalismo com a credibilidade que sempre pautou nossa trajetória ao longo de mais de quatro décadas”.
O site representa um desafio, especialmente pela competição com grandes veículos presentes há mais tempo no ambiente digital. “Por isso, é muito gratificante saber que estamos conseguindo dialogar com essa audiência e conquistar cada vez mais espaço”. Clayton Matos trabalha no DIÁRIO desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola.
Outra testemunha da evolução e modernização é o editor Fábio Nóvoa, que trabalha há 19 anos no jornal. Para ele, o momento atual é de intensa transição no jornalismo. “A Geração Z já nasceu digital e mantém a força das redes sociais e das big techs no campo da informação. O impresso teve que se adaptar a isso, não só para conquistar novas audiências, como para manter as antigas”, observa. Para ele, o meio tradicional deve ter enfrentar uma relação harmônica com os demais: “mais ou menos o que ocorreu com o rádio e televisão, por exemplo, que passaram por esses momentos de crise, procuraram nichos e plataformas e hoje ainda mantêm audiência cativa por vários motivos”.
Em mais de quatro décadas de circulação, o DIÁRIO possui marca no jornalismo local e no imaginário do público, o que deve manter o jornal forte. “Temos todas as condições de replicar no digital o mesmo sucesso que nos mantém, até hoje, na liderança entre os jornais mais lidos da Região Norte. Pretendemos consolidar ainda mais nossa presença online, com melhorias significativas na experiência do leitor”, afirma Clayton Matos
Para o editor Luiz Octávio, a evolução é gradual, necessária e natural. “Não há como ignorar a força das redes sociais e da busca por informações cada vez mais acelerada. Isso reflete no nosso próprio site Diário do Pará. Por outro lado, o jornal impresso, com seu público fiel, recebe um produto mais analítico a partir das principais notícias do dia”.
Para a também editora do site do DIÁRIO, Débora Costa, o fortalecimento da presença digital é um movimento essencial para garantir a longevidade e a relevância. “Estamos construindo uma comunicação mais ágil, próxima do leitor e alinhada às novas formas de consumo de informação. O desafio é constante, estamos no Norte do país, onde as mídias tradicionais resistem com força em comparação a outras regiões”, afirma. “Temos uma equipe comprometida e atenta com cada inovação. O digital chegou para ampliar nosso alcance e reafirma nosso papel como fonte confiável de notícias no Pará e na Amazônia.
A longa parceria do DIÁRIO com o leitor e a população paraense é considerada a “missão número 1” do jornal, seja no impresso ou no digital. “O Diário fala com a comunidade, dá voz às suas lideranças e a muitos agentes sociais que, por vezes, não encontram espaço na grande mídia”, ressalta Matos.
O reconhecimento se dá pelas matérias com um olhar humanizado, onde o cidadão comum é representado. “Contamos histórias reais, narramos o cotidiano, mostramos os desafios da vida nas cidades, e ao mesmo tempo oferecemos reportagens com foco em serviço, para que os leitores tenham acesso a direitos, oportunidades e benefícios que muitas vezes desconhecem”, observa Clayton. “O Diário é do Pará e do paraense. Essa identidade popular e informativa não apenas continua viva, como está cada vez mais fortalecida”, finaliza.