FORMATO DIGITAL

Diário do Pará lança segunda edição do suplemento “Varejo Sustentável”

O Diário do Pará publica neste sábado (28) a segunda edição do suplemento “Varejo Sustentável”, totalmente em formato digital.

Diário do Pará lança segunda edição do suplemento “Varejo Sustentável” Diário do Pará lança segunda edição do suplemento “Varejo Sustentável” Diário do Pará lança segunda edição do suplemento “Varejo Sustentável” Diário do Pará lança segunda edição do suplemento “Varejo Sustentável”
Diário do Pará lança segunda edição do suplemento “Varejo Sustentável”

O Diário do Pará publica neste sábado (28) a segunda edição do suplemento “Varejo Sustentável”, totalmente em formato digital. Em um momento em que a sociedade cobra cada vez mais responsabilidade das empresas, adotar práticas sustentáveis deixou de ser uma simples opção para se tornar uma necessidade fundamental para a sobrevivência dos negócios.

Sustentabilidade: um diferencial vital para o varejo

Mais do que minimizar os impactos ambientais e sociais — que por si só já são de grande importância —, os princípios da sustentabilidade passaram a ser determinantes para a longevidade das empresas, especialmente no setor varejista.

Consumidores dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis

Segundo a pesquisa “Tendências de bens de consumo 2024”, realizada pela Opinion Box em parceria com a Neogrid, quase 40% dos consumidores brasileiros estariam dispostos a pagar um valor maior por produtos ecológicos ou sustentáveis. Além disso, a sustentabilidade foi apontada como um dos principais fatores que influenciam a decisão de compra por 7% dos entrevistados.

Perfil da pesquisa

A pesquisa ouviu mais de 2 mil pessoas de todas as regiões do Brasil, com mais de 16 anos e abrangendo todas as classes sociais, que são responsáveis ou colaboram nas compras domésticas. Entre os entrevistados, 26% afirmaram que a preocupação com embalagens sustentáveis influencia muito suas escolhas nos supermercados, enquanto 49% declararam que influencia um pouco.

Sociedade mais exigente com responsabilidade socioambiental

Os dados revelam que o aumento da consciência sobre os impactos causados pela ação humana é o principal motor que torna a sustentabilidade um valor fundamental para o setor varejista.

Brasil entre os países que mais valorizam compromisso socioambiental

De acordo com o Relatório do Varejo 2024, da companhia de tecnologia de pagamentos Adyen, 46% dos consumidores brasileiros se preocupam com o compromisso social e ambiental dos varejistas — o que posiciona o Brasil como o segundo país mais atento a essas questões, atrás apenas da Índia.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.