O Diário do Pará publica neste sábado (28) a segunda edição do suplemento “Varejo Sustentável”, totalmente em formato digital. Em um momento em que a sociedade cobra cada vez mais responsabilidade das empresas, adotar práticas sustentáveis deixou de ser uma simples opção para se tornar uma necessidade fundamental para a sobrevivência dos negócios.
Sustentabilidade: um diferencial vital para o varejo
Mais do que minimizar os impactos ambientais e sociais — que por si só já são de grande importância —, os princípios da sustentabilidade passaram a ser determinantes para a longevidade das empresas, especialmente no setor varejista.
Consumidores dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis
Segundo a pesquisa “Tendências de bens de consumo 2024”, realizada pela Opinion Box em parceria com a Neogrid, quase 40% dos consumidores brasileiros estariam dispostos a pagar um valor maior por produtos ecológicos ou sustentáveis. Além disso, a sustentabilidade foi apontada como um dos principais fatores que influenciam a decisão de compra por 7% dos entrevistados.
Perfil da pesquisa
A pesquisa ouviu mais de 2 mil pessoas de todas as regiões do Brasil, com mais de 16 anos e abrangendo todas as classes sociais, que são responsáveis ou colaboram nas compras domésticas. Entre os entrevistados, 26% afirmaram que a preocupação com embalagens sustentáveis influencia muito suas escolhas nos supermercados, enquanto 49% declararam que influencia um pouco.
Sociedade mais exigente com responsabilidade socioambiental
Os dados revelam que o aumento da consciência sobre os impactos causados pela ação humana é o principal motor que torna a sustentabilidade um valor fundamental para o setor varejista.
Brasil entre os países que mais valorizam compromisso socioambiental
De acordo com o Relatório do Varejo 2024, da companhia de tecnologia de pagamentos Adyen, 46% dos consumidores brasileiros se preocupam com o compromisso social e ambiental dos varejistas — o que posiciona o Brasil como o segundo país mais atento a essas questões, atrás apenas da Índia.