LUIZ FLÁVIO
Para marcar seus 40 anos de existência, o DIÁRIO DO PARÁ presenteia seus leitores lançando o novo site do jornal, que poderá ser acessado pelo endereço www.diariodopara.dol.com.br.
“O DOL é um portal independente de serviços e notícias que continuará com o mesmo formato, abrigando conteúdos do rádio, TV e jornal, inclusive a edição impressa do DIÁRIO. A diferença é que agora o jornal terá um site, só seu, apenas de notícias”, explica Camilo Centeno, vice-presidente do grupo RBA.
Ao entrar na página, o leitor terá acesso gratuito a todas as notícias veiculadas no jornal, inclusive edições anteriores. “O foco serão as notícias que estão acontecendo no momento e que serão as manchetes do dia seguinte. Quem quiser buscar apenas notícias, poderá acessar o site. E os que quiserem além da informação, outros conteúdos como entretenimento, serviços e informações de outros veículos, poderá acessar o DOL”, detalha Centeno.
Com o lançamento do site, o DIÁRIO se equipara aos grandes grupos de comunicação do país como a Folha de São Paulo, que possui um domínio próprio e o conteúdo disponibilizado no UOL; ou o jornal “O Globo”, que também tem seu conteúdo próprio acessado no portal G1.
Nilton Lobato, diretor comercial do grupo RBA, destaca que o DIÁRIO construiu uma sólida reputação editorial e comercial ao longo desses 40 anos de história na imprensa paraense, que acabou se refletindo naturalmente na liderança de mercado.
“O DIÁRIO é sinônimo de dinamismo e responsabilidade com a notícia e inovador na criação de plataformas de acesso à informação, de forma rápida e precisa. Desenvolvemos diversos produtos de sucesso na área comercial e editorial sempre levando conteúdo de qualidade aos nossos leitores e muitas novidades estão por vir e com o site que chega hoje não será diferente. Nossos agradecimentos aos leitores, parceiros e anunciantes que sempre acreditaram e estiveram conosco ao longo desse tempo”.
DESAFIO
Para Camilo Centeno, o maior desafio que os grandes jornais enfrentam hoje é informar com o máximo de conteúdo, aliando a forma impressa com o meio digital, “mantendo as duas plataformas alinhadas, ágeis, com informação rápida, precisa e concisa para leitores e anunciantes”, aponta.
Ele diz que o foco do DIÁRIO é sempre o leitor. “Ao longo desses 40 anos o DIÁRIO só tem ganhado leitores, mesmo com toda essa transformação gerada pela era digital. O que ocorre é que muitos leitores têm migrado do impresso para o digital, mas mantemos inabalável a fidelidade aos nossos veículos, que são inquestionavelmente líderes de mercado e esse fenômeno só aumenta a cada ano”, assegura.
Clayton Matos, diretor de Redação do DIÁRIO reforça que, ao completar 40 anos, o DIÁRIO dá exemplo de versatilidade ao apresentar um jornalismo já adaptado às transformações constantes. “Ao longo de quatro décadas, seguimos firmes no nosso dever de informar e oferecer ao público e ao mercado um conteúdo diversificado, atendendo a todos os perfis, sempre pautado no compromisso em retratar a verdade”, diz.
Ele lembra que o jornal tem uma liderança consolidada de muitos anos no impresso, e a credibilidade sólida, porque não abriu mão de sua razão de existir: praticar o bom jornalismo. “O exercício do jornalismo está no nosso DNA desde agosto de 1982, através do seu Laércio Barbalho, que encarou o desafio de colocar o jornal na rua num momento bastante adverso, e 40 anos depois está claro que a sua luta não foi em vão. Cabe a todos nós que fazemos hoje o DIÁRIO defender esse legado”, completa.