Cintia Magno
Diante do esforço de tantos profissionais que ajudam a colocar o jornal nas ruas todos os dias, o DIÁRIO já conquistou prêmios importantes que garantem o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo veículo. Em 2013 e 2014, inclusive, o sucesso editorial do DIÁRIO ultrapassou as fronteiras nacionais quando o veículo conquistou 13 premiações no INMA Awards, prêmio organizado e concedido pela International Newsmedia Marketing Association (INMA), entidade que reúne importantes jornais impressos pelo mundo e atua na divulgação e promoção de práticas e ideias inovadoras na área de marketing.
Desde 2011 até hoje, a competição INMA Global Media Awards já atraiu 7.142 inscrições de 687 empresas de mídia oriundas de diversas partes do mundo, segundo números apontados pela própria instituição. Desse total, 207 empresas de 41 países saíram vencedoras, entre elas o DIÁRIO, que concorreu na categoria do com tiragem até 75 mil exemplares, levando o nome do Estado do Pará para o cenário internacional.
Com 11 medalhas, sendo cinco primeiros lugares, o jornal foi a grande estrela da cerimônia que encerrou o 83º Congresso Anual da International News Media Association, ocorrida em 2013, em Nova Iorque. Naquele ano, o INMA Awards recebeu mais de 500 inscrições de quase 150 empresas de mídia líderes de mercado e o DIÁRIO acumulou o maior número de premiações da edição, um marco na sua história e que demonstra o compromisso cultivado até hoje de levar conteúdos com a melhor qualidade editorial e de impressão aos seus leitores.
No ano seguinte, em 2014, o jornal garantiu mais um troféu no INMA Awards, desta vez entregue em São Francisco, na Califórnia (EUA), durante a festa anual da entidade. O DIÁRIO conquistou o primeiro lugar na categoria “Best Idea to Grow Single Copy Sales” ou “Melhor Ideia para o Crescimento da Venda Avulsa”, com a coleção “Cards Super Bola”, uma revista ilustrada que abordou a trajetória dos times que formam uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro, Remo e Paysandu. Além dele, naquela edição o jornal ainda foi condecorado com a terceira colocação na categoria “Best New Print Product” ou “Melhor produto de Impressão”, com o projeto “Mini Estádios da Copa do Mundo”.
Além dos grandes marcos internacionais, outras premiações vêm ajudando a compor a história do DIÁRIO ao longo dos anos, sempre diante da preocupação primeira em levar o conteúdo com a melhor qualidade para os seus leitores. Em sua 10ª edição, o Prêmio Líbero Badaró premiou o DIÁRIO, na categoria jornalismo impresso, com a matéria “Suruís e a Guerrilha do Araguaia”. A mesma reportagem também foi reconhecida pela 44ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Fora outros prêmios nacionais e estaduais, como o Prêmio “Comendador Marques dos Reis”, organizado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-PA), que premiou o DIÁRIO na primeira colocação na categoria jornalismo impresso em 2019, com a matéria “Paraíso da Criação”, da jornalista Laís Azevedo Martins.
PREMIAÇÕES INTERNACIONAIS
Em 2013, o DIÁRIO teve o seu trabalho reconhecido pelo INMA Awards com a condecoração de 11 medalhas, sendo cinco primeiros lugares nos produtos:
Categoria “Marketing Campaign with the Best Results”:
l Projeto “Guia de Profissões”, primeiro colocado na categoria;
l Projeto “Receitas do Chef”, terceiro colocado na categoria.
Categoria “Brand Awareness Across Platforms”:
l Série de reportagens e ações comemorativas dos 30 anos do DIÁRIO, primeiro colocado na categoria.
Categoria “New Brand/Product /Audience Development”:
l Projeto “A Era do Ferro”, primeiro colocado na categoria;
l Projeto “Diariopédia”, segundo colocado na categoria.
Categoria “Marketing Solutions for Advertising Clients”:
l Série “Orgulho de Ser do Pará”, terceiro colocado na categoria.
Categoria “Readership/Usage of the Print Publication”:
l Revista “D Semanal”, primeiro colocado na categoria.
Categoria “Print Single-Copy Sales”:
l Projeto “Dr. Responde”, primeiro colocado na categoria;
l Projeto “Receitas do Chef”, segundo colocado na categoria;
l Projeto “A Era do Ferro”, terceiro colocado na categoria.
Categoria “Public Relations and Community Service”:
l Série “Orgulho de Ser do Pará”, terceiro colocado na categoria.
Já em 2014
O jornal conquistou duas premiações no INMA Awards, sendo um primeiro lugar:
Categoria “Best Idea to Grow Single Copy Sales”:
l Coleção “Cards Super Bola”, primeiro colocado na categoria.
Categoria “Best New Print Product”:
l Projeto “Mini Estádios da Copa do Mundo”, terceiro colocado na categoria.