Pará

Dia dos Namorados deve ser com restaurantes movimentados

João Ricardo e Fernanda Lima têm a expectativa de fazerem uma programação diferente. Foto: Antonio Melo
João Ricardo e Fernanda Lima têm a expectativa de fazerem uma programação diferente. Foto: Antonio Melo

Gilberto Moura

Comemorado anualmente em 12 de junho, o Dia dos Namorados é uma das principais datas no calendário dos casais que mantêm viva a tradição de frequentar os estabelecimentos comerciais para uma noite especial. E, por saber disso, em Belém, os donos de bares e restaurantes já se prepararam para a recepção do público local.

“Neste ano, os nossos consumidores vão chegar ao restaurante encontrando uma programação ao vivo, jantar temático e decoração especial. Planejamos um ambiente intimista e aconchegante para que os casais se sintam confortáveis”, divulgou Patrick Moraes, gerente do restaurante Marujos.

Patrick, que coordena o restaurante localizado na Estação das Docas, no bairro do Reduto, há oito anos, disse que o estabelecimento está com novidades para ofertar na data e fazer com que o cliente sempre possa encontrar algo novo.

“A movimentação já iniciou no começo desta semana, mas já esperávamos por isso, principalmente na busca pelo peixe ao molho de camarão. Todos os anos a expectativa é muito grande e, para atrair ainda mais o público, vamos proporcionar diversos descontos aos casais, tudo a um valor acessível”.

Atitude que o contador João Ricardo reconhece e faz questão de aproveitar. “É um dia especial, muito importante para sair do padrão e fazer algo que não seja típico da realidade de um casal. Então a gente procura um bom restaurante pra jantar e aproveitar o que há de melhor e comer a um preço justo”.

De acordo com um levantamento realizado pela Abrasel, 74% dos empresários estimam um aumento no faturamento em comparação com a mesma data de 2023. Mais de dois terços (66%) esperam faturar até 30% a mais neste ano.

RESULTADOS

“O Dia dos Namorados é uma data crucial para muitos estabelecimentos e estamos confiantes de que este ano trará resultados positivos na maioria do país. Para 60% dos estabelecimentos, o dia em questão é considerado muito importante para o faturamento”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

Para Fernando Soares, assessor jurídico do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará (SEHRBS/PA), embora a data costume ser muito celebrada pelos consumidores, seja por compras de presentes ou saídas, o que gera em números uma receita positiva para os estabelecimentos, se comparadas com as rendas dos motéis, estes ganham o maior destaque.

“Ele contempla duas situações: você pode jantar no motel e se hospedar, então, isso faz com que eles tenham uma lucratividade muito grande. Além de que as empresas de alimentação do lar têm um faturamento maior no jantar. Já o motel ao longo do dia há um crescimento absurdo na movimentação dele em relação aos dias tradicionais”, destacou.

Seja como for, a expectativa é sempre fazer uma programação diferente. “Eu já estou me antecipando, imaginando que presente comprar e qual vou ganhar, tudo isso depois de um jantar, claro. Até consigo imaginar qual será”, relata Fernanda Lima, empresária.